GERAL
Prefeito Tião Bocalom prorroga por 90 dias emergência em saúde pública por alta nos casos de dengue
A Prefeitura de Rio Branco prorrogou, por mais 90 dias, a situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo de casos de arboviroses, especialmente dengue, no município. A decisão foi publicada por meio do Decreto nº 1.731, nesta segunda-feira, 5, com efeitos retroativos a 28 de abril.
Segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, entre as semanas epidemiológicas 1 a 11 deste ano, foram notificados 2.488 casos prováveis de dengue em Rio Branco, um aumento de 294% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 631 casos. Também houve crescimento de 600% nos casos graves da doença.
O cenário, que já havia motivado a decretação da emergência em janeiro, se agravou com a continuidade das chuvas, favorecendo a proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti. Além da elevação no número de infecções, as unidades de saúde enfrentam superlotação, especialmente nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap), dificultando o atendimento e ampliando o risco de transmissão comunitária.
O novo decreto considera ainda que grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, seguem sob risco aumentado de complicações.