POLÍTICA
Domingo no Vai-se-Ver com fotos e vídeos: Mailza vai ao encontro das pessoas nos lugares mais distantes do Acre, levando dignidade
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), passou o domingo, 25, fazendo companhia aos moradores de uma das regiões mais remotas do Acre até bem pouco tempo, a localidade Vai-se-Ver, fincada nas proximidades da divisa entre os municípios de Rio Branco e Xapuri, parte dentro da Reserva Chico Mendes. Com a benção do governador Gladson Cameli (PP), Mailza foi à região levando uma estrutura que começa com a recuperação do ramal, cujo acesso é pela Transacreana, mais a presença de médicos, cabeleireiros, assistentes sociais, distribuição de cestas básicas, roupas novas e muita esperança de dias melhores.
Para chegar lá, no entanto, não é uma viagem qualquer. O dia precisa começar cedo e para a vice-governadora não foi diferente neste domingo. Depois de um rápido café da manhã, ela seguiu com sua equipe mais pessoal rumo à Transacreana ainda nas primeiras horas do dia. No quilômetro 52 é feito o acesso às comunidades São Bernardo, Belém, Cachoeira, Cumaru, São Raimundo, colocação Cucuí, no seringal São José e comunidade Riozinho, todas no entorno do Vai-se-Ver. Na sede da comunidade, onde está a sede do campo da igreja Assembleia de Deus, a vice-governadora encontrou com quem ela queria, um povo que sobrevive agora de acordo com as quatro estações do ano, mas que até pouco tempo se limitavam à agenda de duas, o inverno e o verão. O acesso à capital, Rio Branco, era possível apenas no ápice do verão. O governo Gladson vem anenizando essa realidade a cada ano, com a melhora do ramal, garantindo trânsito também no inverno.
Na localidade, no meio do povo, com seu estilo meigo, bem peculiar, Mailza Assis se misturou à multidão, abraçando a todos e fazendo selfie com os nativos. Foram mais de 500 pessoas contempladas com evento de um dia. Sua equipe, composta por alguns secretários, entre os quais o de Governo, Luiz Calixto, além da diretora presidente do Deracre, Sula Ximenes, e do diretor presidente da Cageacre, Pádua Bruzugu, organizou tudo muito cedo para garantir as ações sociais a todos que se deslocaram de suas residências, algumas bem distantes, para se encontrar com a futura governadora, que assumirá em abril do ano que vem, com o afastamento do governador Gladson Cameli, que fará isso obedecendo a lei eleitoral, uma vez que vai disputar o Senado.
No Vai-se-Ver foram entregues mais de 700 kits do vestuário social, composto por roupas novas, em diversas medidas, uma realização da secretaria de Assistência Social, da qual Mailza é titular, além de orientações, serviços de cidadania, atendimento médico, inclusive com exames complexos do coração, como eletrocardiograma, testes rápidos, e a famosa tenda dos direitos, para alertar as pessoas sobre o limite entre direito e dever. Também foi feita a distribuição de presentes para a criançada, que fez a festa como muito barulho e apresentação de uma dança gospel. A comunidade fez questão de deixar bem clara sua gratidão a Mailza e preparou uma recepção calorosa para a vice-governadora, com almoço e tudo o mais.
O presidente da Associação de Produtores Rurais da região, Jorgenilson Nogueira da Costa, de 45 anos, que nasceu na localidade, fez questão de destacar a importância da presença do atual governo na região, uma realidade nova para quem vivia a margem até bem pouco tempo. “Ficamos muitos anos aqui à mercê da própria sorte”, disse ele ao AcreNews.
A futura governadora Mailza retribuiu bem a caráter a recepção. Prometeu voltar mais vezes, diminuindo cada vez mais a distância entre o isolamento e a estrutura do Estado com seus benefícios. “Isso aqui me comove muito”, afirmou, grata, vestida com uma camiseta em cuja estampa fica clara a paixão de Mailza em suas andanças pelos lugares mais distantes do Estado, o Projeto Juntos Pelo Acre.