GOSPEL
Cuba: pastor assembleiano e sua esposa podem pegar 8 anos de cadeia
O pastor Luis Guillermo Borjas e sua esposa, Roxana Rojas, da Assembleias de Deus em Cuba, foram detidos na última semana durante uma audiência no tribunal militar de seu filho, Kevin Laureido Rojas. O caso ocorreu em Nueva Gerona, na Isla de la Juventud, onde a família reside.
A audiência foi convocada após Kevin fugir de uma instalação militar. De acordo com os pastores, o jovem possuía isenção médica do serviço militar obrigatório devido a problemas psiquiátricos, respaldada por documentos oficiais emitidos por uma comissão médica. Durante a audiência, ao ser confrontado com a acusação de apresentar provas falsas, o pastor Borjas declarou que os oficiais seriam responsabilizados “perante a justiça de Deus”. Em resposta, o promotor ordenou a detenção imediata do casal, alegando que não era permitido fazer referência a Deus ou à justiça divina no âmbito militar.
A liberdade religiosa em Cuba é regulamentada de forma estrita. O regime comunista exige que todas as instituições religiosas estejam registradas oficialmente para atuarem legalmente. Comunidades não registradas frequentemente enfrentam restrições à reunião, vigilância governamental, assédio e impedimentos ao culto e à expressão pública da fé.
De acordo com o The Christian Post, em janeiro deste ano, o pastor cubano Lorenzo Rosales Fajardo foi libertado da prisão como parte de uma anistia que envolveu 553 presos políticos. Ele havia sido condenado a oito anos de prisão por sua participação em manifestações pacíficas em 2021. A libertação ocorreu após os Estados Unidos retirarem Cuba de uma lista de países monitorados por apoio ao terrorismo. A medida, no entanto, gerou críticas de parlamentares democratas e republicanos, que alegam que o regime cubano mantém vínculos com organizações como Hamas e Hezbollah.
“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:10)