ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saiba como o seu DNA pode ajudar a encontrar um parente desaparecido
Você sabia que todos os seres vivos têm DNA? Ele está presente em animais, plantas, bactérias, frutas, e claro, em cada um de nós. O DNA é como um manual de instruções dentro das células, com tudo o que o corpo precisa saber sobre nós. Ele determina nossas características e é único em cada pessoa.
Nos seres humanos, esse material genético é herdado da família. Metade vem da mãe e metade do pai, por isso, mesmo quando alguém está desaparecido, é possível fazer a identificação a partir do DNA dos parentes.
É com base nisso que, entre os dias 5 e 15 de agosto, acontece a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, organizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O objetivo é ajudar na identificação de pessoas desaparecidas por meio do cruzamento de dados genéticos.
A coleta é voluntária, gratuita e segura, feita com o consentimento da família. E o melhor: não precisa ter medo de agulha. O exame pode ser feito com um simples cotonete passado na parte interna da bochecha. O perfil genético obtido será usado exclusivamente para ajudar na identificação de pessoas desaparecidas, e não para nenhum outro fim.