POLÍCIA
Polícia Civil apresenta serviços do Instituto de Identificação na Expoacre 50 anos
Atendimentos, orientações e emissão da CIN reforçam presença da instituição junto à população
Na oitava noite da Expoacre 50 anos, realizada no sábado, 2, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo, marcou presença no estande da Instituição, apresentando dos serviços prestados à população. A equipe do Instituto esteve disponível para tirar dúvidas e explicar que o trabalho da unidade vai muito além da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Entre os serviços oferecidos pelo Instituto de Identificação, estão a coleta de impressões digitais, emissão de certidões de antecedentes criminais, perícias papiloscópicas em locais de crime, identificação de pessoas desaparecidas e apoio técnico em investigações policiais. Durante a feira, a equipe também esclareceu dúvidas sobre a transição do modelo antigo de RG para a nova CIN, suas vantagens e o processo de emissão.
Além do estande fixo, o Instituto conta com um ônibus itinerante dentro do Parque de Exposições, realizando cerca de 40 atendimentos por noite para a emissão da CIN, facilitando o acesso do público ao documento durante o evento.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância dessa aproximação com a sociedade. “A presença do Instituto de Identificação na Expoacre é uma forma de mostrar à população a seriedade e a qualidade do nosso trabalho. A CIN é apenas uma parte do serviço. Nosso compromisso é com a cidadania, oferecendo diversos atendimentos de identificação civil e criminal com eficiência e respeito. A emissão da nova identidade é um marco, e o Acre tem avançado muito nesse processo”, ressaltou.
Acre entre os estados que mais emitem a CIN proporcionalmente
De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Acre ocupa posição de destaque no cenário nacional da emissão da Carteira de Identidade Nacional. Até o dia 31 de julho de 2025, foram emitidos 245.362 documentos no estado, o que representa 27,86% da população acreana. Esse percentual coloca o Acre entre as unidades federativas com maior proporção de emissões em relação à sua população, evidenciando o sucesso na implementação do novo modelo de identidade no estado.
O dado compreende o período de 26 de junho de 2022 a 31 de julho de 2025 e reforça o esforço conjunto da Polícia Civil do Acre e do Instituto de Identificação em garantir o direito à identidade civil para todos os cidadãos.