POLÍTICA
Samir Bestene cobra melhorias urgentes nos ramais e celebra ações na zona rural de Rio Branco
Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (7), o vereador Samir Bestene (PP) destacou o trabalho do seu mandato durante o recesso parlamentar, com foco especial na zona rural de Rio Branco. Ele celebrou a realização de ações de cidadania nas comunidades e, ao mesmo tempo, fez um apelo enfático por melhorias urgentes em ramais estratégicos da capital.
“Nosso mandato esteve afastado do plenário, mas presente nas ruas e na zona rural”, afirmou Bestene ao iniciar seu discurso. O vereador destacou a realização do programa Cidadania nas Comunidades, feito em parceria com o deputado federal Zé Adriano, que levou atendimentos e capacitações a localidades como Baixa Verde e o Polo Wilson Pinheiro.
Além da presença da unidade móvel da Caixa Econômica, a iniciativa contou com apoio do Sebrae, Senar, Iepetec e serviços de saúde, como atendimentos odontológicos, médicos e análise de solo. “Levamos dignidade para pessoas que enfrentam dificuldades de acesso até a serviços básicos”, disse o parlamentar.
Outro destaque foi a solicitação da OCA Móvel para atender à Escola Estadual Wilson Pinheiro, onde muitas crianças, ao ingressarem no ensino fundamental, não possuem CPF, documento essencial para a matrícula e repasse de recursos à escola.
Preocupação com o Ramal do Junqueira
Na segunda parte de sua fala, Samir Bestene apresentou fotos da situação crítica da ponte principal do ramal do Junqueira, na região do Bairro Vermelho. Segundo ele, a estrutura está em estado precário e coloca em risco o transporte escolar e o escoamento da produção agrícola local.
“O ramal do Junqueira é um dos que mais produzem na nossa capital, e as crianças estão próximas de ficarem isoladas. Precisamos de uma resposta rápida da FEAGRO”, alertou.
O vereador também questionou a atuação da FEAGRO no verão amazônico, pedindo transparência sobre o número de equipes atuando nos ramais de Rio Branco. Ele cobrou que a prefeitura foque em qualidade ao invés de quantidade nas obras realizadas.
“Não dá para fazer os mais de 2 mil quilômetros de ramais. Mas se fizer 10, 15, 20% bem feito, com baloamento e tratamento de solo adequado, já é um avanço. O que não podemos é fazer serviço para ter que refazer”, concluiu.
Produção rural como prioridade
Para Samir Bestene, o futuro da capital e do estado está diretamente ligado ao fortalecimento da produção rural. Ele reforçou a importância de um olhar mais atento do Poder Público para os produtores, sobretudo com infraestrutura adequada nos ramais.
“O futuro de Rio Branco e do Acre é ter uma produção forte”, finalizou o vereador do Progressistas.