GERAL
OAB/AC lança campanha de combate à violência de gênero
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) lançou, na quinta-feira, 7, a campanha Agosto Lilás, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e contra a mulher. O projeto foi oficializado durante sessão do conselho pleno, no mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completou 19 anos.
Durante a sessão, a vice-presidente, Thaís Moura, apresentou a iniciativa e destacou que muitas mulheres ainda enfrentam a naturalização da violência, especialmente em áreas mais isoladas.
“Na zona rural, há uma construção cultural de que a mulher deve ficar dentro de casa, cuidando dos filhos, em posição de subserviência. Isso se perpetua por gerações e, muitas vezes, nossa própria criação nos ensina a aguentar tudo caladas”, afirmou.
Ela também ressaltou que o enfrentamento à violência vai além das agressões físicas.
“É também a violência psicológica, aquela que diz ‘você não pode’, ‘você é louca’, ‘quem você pensa que é?’. Esse tipo de abuso machuca tanto quanto o físico e, muitas vezes, está mais presente no dia a dia das mulheres”, completou.
Caru Simão, presidente da Comissão da Mulher Advogada, relembrou a trajetória de iniciativas voltadas à equidade de gênero na advocacia.
“Desde 2016, com o Ano da Mulher Advogada, temos promovido a participação feminina em um espaço historicamente masculino. Fomos um dos primeiros estados a adotar a paridade de gênero nos quadros da Ordem e seguimos avançando”, declarou.
A presidente da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher, Roberta Cavaleiro, destacou em sua fala a importância de ver mulheres em posição de poder.
“Se nós não temos vozes, se nós não temos representatividade, se nós não temos a oportunidade de estar em local de poder, nós não podemos fazer a diferença”, afirmou.
Também falou sobre a programação e as atividades que serão executadas.
“Nós teremos ações educativas, rodas de conversa e atividades voltadas ao acolhimento e à orientação de vítimas de violência”, informou.