POLÍTICA
Inspirado em outros governos progressistas, governador apoia produtores rurais de Acrelândia e Plácido de Castro
A exemplo dos ex-governadores, Vanderly Dantas e Geraldo Mesquita, que investiram maciçamente na produção rural, o governador Gladson Cameli (Progressistas) deu sequência à política agropecuária que está em curso desde o seu primeiro governo. Ontem (17), ele entregou mais de 20 mil sacos de calcário e 4 mil sacos de adubo a produtores rurais dos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro.
A ação integra o projeto Pecuária + Eficiente e representa um exemplo concreto de como políticas públicas podem impulsionar a produtividade e promover práticas sustentáveis no campo. “É uma alegria participar de uma agenda”, declarou Cameli, que vem ampliando investimentos em insumos, capacitação técnica e parcerias estratégicas com o setor produtivo rural.
O governador lembrou que o agronegócio, política central de seu governo como forma de alavancar o desenvolvimento, já coloca o estado como destaque nacionalmente A iniciativa ocorre poucos dias após a divulgação da Pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, que apontou um crescimento expressivo de 13,5% no valor da produção agrícola acreana em 2024. A área colhida também apresentou aumento de 2,5%, chegando a 97.461 hectares.
Sob a liderança do governador, o Acre tem experimentado um ciclo de crescimento econômico consistente e acima da média nacional, mesmo diante dos efeitos negativos da pandemia e dos impactos das mudanças climáticas. Os dados confirmam não apenas a recuperação da economia do estado, mas também um novo momento de dinamismo e reestruturação produtiva.
A agropecuária ganhou protagonismo. Em apenas três anos, o setor ampliou sua participação de 7,5% em 2019 para 21,7% em 2022, um salto de 14,2 pontos percentuais. Esse avanço é reflexo direto do crescimento do agronegócio no estado, com destaque para a produção de grãos voltada à exportação, além do fortalecimento e consolidação dos produtos de origem animal.