Connect with us

ACRE

Nesta segunda-feira, 22, é Dia da Banana; no Acre, técnicos confirmam praga e acendem alerta

Publicado

em

O governo do Acre confirmou a presença da praga quarentenária moko da bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2) em uma propriedade rural de Rodrigues Alves, no Vale do Juruá. A detecção foi feita após notificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/AC) e confirmada por análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA/GO), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A bactéria causa murcha e morte das plantas, podendo gerar grandes prejuízos à produção agrícola. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), medidas emergenciais já foram adotadas para conter o problema, como delimitação da área afetada, fiscalização fitossanitária e orientações diretas aos produtores.

“Estamos atuando de forma rigorosa para garantir a erradicação do foco identificado e impedir que a praga se espalhe para outras regiões. O sucesso desse trabalho depende também da colaboração dos agricultores, que devem comunicar qualquer suspeita às equipes técnicas”, afirmou Gabriela da Silva Tamwing, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do Idaf.

A recomendação aos produtores é redobrar a atenção a sintomas como amarelecimento e murcha das folhas, escurecimento vascular no pseudocaule e rizoma, além da podridão seca dos frutos. Também é orientada a aquisição apenas de mudas certificadas, provenientes de áreas livres de pragas.

O Idaf reforça que segue à disposição da comunidade rural para prestar suporte técnico e esclarecer dúvidas.

Contatos:
Idaf – (68) 3215-3426
Ouvidoria – (68) 3221-3394
Instagram: @idafacre

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas