POLÍTICA
Bocalom lidera assembleias da Amac e do Cinreso/AC em Cruzeiro do Sul: “União essencial para avançar”
O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso/AC), Tião Bocalom (PL), conduziu nesta sexta-feira (26), em Cruzeiro do Sul, a Assembleia Geral Extraordinária da Amac e a Assembleia do Cinreso/AC. O encontro reuniu prefeitos, secretários e representantes de órgãos estaduais e federais para discutir soluções conjuntas para os desafios da gestão pública e, principalmente, dos resíduos sólidos.
Bocalom destacou que o espírito de união entre os municípios é a chave para superar as dificuldades, sobretudo no Vale do Juruá, onde as cidades sofrem com o isolamento e a falta de estrutura adequada.
“Essa união é essencial para que possamos avançar. No Vale do Juruá, por exemplo, temos municípios isolados que enfrentam grandes dificuldades, especialmente com a destinação de resíduos sólidos. Reunir todos em torno dessa pauta significa buscar soluções coletivas e definitivas”, afirmou o prefeito.
Na pauta, foram apresentadas propostas de construção de aterros sanitários para atender municípios como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Feijó e Tarauacá. A iniciativa busca garantir alternativas sustentáveis e eficientes para o tratamento dos resíduos urbanos.
Além de Tião Bocalom e do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, participaram das assembleias representantes do Ministério Público do Acre; Governo do Acre, por meio da Ageac, Seplan e SEE; e Governo Federal por meio do Ibama e Funasa, reforçando o caráter interinstitucional e cooperativo do evento.
Os encontros reforçam a disposição dos municípios em trabalhar lado a lado, respeitando a legislação vigente e os planos estadual e municipal, reafirmando o compromisso de transformar a gestão pública em um esforço coletivo em favor da população acreana.