SAÚDE
Gladson anuncia chegada de antídoto que combate intoxicação por metanol; Acre será um dos primeiros a receber
O Estado do Acre será um dos primeiros do Brasil a receber doses de etanol farmacêutico, medicamento estratégico para os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A previsão é que os antídotos estejam disponíveis até o fim da próxima semana.
O anúncio foi feito neste domingo, 5, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Das 700 doses enviadas aos estados, Rio Branco irá receber 30, que serão destinadas à Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, o maior complexo hospitalar do Acre.
A unidade será priorizada em virtude de ter recebido, na última semana, uma paciente do estado vizinho, Rondônia, com suspeita de intoxicação por metanol. A jovem de 24 anos foi transferida para a capital acreana com indicação de transplante hepático de emergência, após desenvolver um quadro de hepatite fulminante, rabdomiólise e insuficiência renal. A paciente apresenta estado de saúde considerado gravíssimo e ainda aguarda pelo procedimento.
Após buscar atendimento médico em sua cidade de origem, Candeias do Jamari, posteriormente foi encaminhada ao pronto-socorro de Porto Velho (RO), com sintomas de dor abdominal, náusea e vômito, após a ingestão de bebidas alcoólicas. Um exame toxicológico realizado pelo Instituto Laboratorial Criminal Dr. Antônio Carlos Sampaio Nunes de Melo, da capital rondoniense, não apontou a presença de metanol no organismo da paciente, mas uma nova análise será feita em Rio Branco nesta segunda-feira, 6, para assegurar a causa de seu quadro clínico.
O caso foi notificado ao Ministério da Saúde pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, com apoio do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) da Fundhacre.
“Quero frisar que não temos, até o momento, nenhum caso local de intoxicação por metanol e, apesar de o exame inicial ter apontado como negativo para a presença da substância nesta paciente, nossa equipe logo solicitou que o Ministério da Saúde priorizasse o Acre. Estamos localizados em uma região estratégica, onde atendemos pacientes de outros estados e também de países de fronteira. Por isso, é essencial que o Acre esteja preparado e estamos trabalhando para isso”, ponderou a secretária de Saúde em exercício do Acre, Ana Cristina Moraes.
“A equipe da Farmácia Central da Fundhacre, com apoio do Departamento de Assistência Farmacêutica da Sesacre, agiu rápido e prontamente solicitou ao Ministério da Saúde o envio dos medicamentos. É uma situação que exige planejamento e, acima de tudo, muita dedicação de cada um dos envolvidos. Enquanto aguarda por um transplante, a paciente continua sendo cuidada e monitorada 24 horas por dia pela nossa equipe na Unidade de Tratamento Intensivo”, esclareceu a presidente da Fundhacre, Soron Steiner.
Atualização de casos
O Ministério da Saúde confirmou, até a manhã deste sábado, 4, a notificação de 127 casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil. Desse total, 11 casos têm confirmação laboratorial e 116 seguem em investigação.
Das 127 notificações, 104 ocorreram em São Paulo (11 confirmados e 93 em investigação), 7 estão em investigação em Pernambuco, 4 em Mato Grosso do Sul, 2 na Bahia, 2 em Goiás e 2 no Paraná. Há ainda um caso em investigação no Distrito Federal, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí.
Entre os registros, 12 são de óbitos: um confirmado em São Paulo e 11 em investigação, sendo 8 em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.
AGÊNCIA AC