EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO Com Bocalom candidato ou não, grandes obras serão entregues até abril, garante Cid Ferreira, da Infraestrutura
O secretário de Infraestrutura da prefeitura de Rio Branco, Cid Ferreira, é sempre lacônico ao ser perguntado. Questionei a ele se as grandes obras em andamento pela prefeitura de Rio Branco serão entregues até abril do ano que vem com Bocalom candidato ou não e ele, na lata: sim! Segundo Cid, o compromisso de Bocalom é com o morador de Rio Branco, com as mudanças que ele prometeu na campanha. Claro que nem tudo é possível, mas o esforço é grande. Política é para ver depois, conforme o chefe da Seinfra. Entre as obras em franco andamento, com cronograma para inaugurações até início do próximo ano, o elevado Mamedio Bittar, em frente a AABB, mercado Elias Mansour, creches, mercado do São Francisco, calçadão do Terminal Urbano, prédio da RBPrev e pavimentação de ruas.
Boato sobre Sena
Corre nos bastidores que o prefeito de Sena Madureira, Gerlen Diniz (PP), poderia se afastar para disputar a eleição em 2026 para Federal. Mas fica no boato, porque não consegui confirmar com ele.
Gladson e Bittar
Sobre a parceria do governador Gladson Cameli (PP) com o senador Márcio Bittar (PL) para as eleições de 2026, isso são favas contadas. Não dá mais nem matéria. O acordo foi lá atrás.
Sem briga
Ninguém aposte em briga entre Tião Bocalom (PL), prefeito de Rio Branco, e a vice-governadora Mailza Assis (PP). Gladson e Bittar trabalham pela unidade de todo o grupo. Aguardem.
Grupo fechado
Acho muito pouco provável a volta do senador Alan Rick, que vai para o Republicano, para o grupo do Governo. Mas é só pouco provável, porque em política não existe o nunca. Mas os demais, todos devem estar juntos.
Correção do João Araújo
João Araújo Passos é apenas um dos leitores da coluna que ‘corrigiu’ a última, onde escrevi que só três candidaturas ao Senado tem tutano para estar nas ruas em 2026, as de Gladson, Bittar e Jorge Viana. Ele, o João, acredita que Mara Rocha estará sim na disputa. Também creio, inclusive na do Petecão. A questão é estarem competitivos.
E o Velloso?
O Jessé Leitão também fez uma correção ou um questionamento. “Cadê o nome do doutor Velloso? Ele é candidatíssimo”.
Bravatas?
O senador Petecão diz que nunca disputou uma eleição com tanto apoio importante como a que vem por aí. Conta de certo com 17 prefeitos. A questão é que ele também dizia isso quando disputou o Governo. Não deu certo. Mesmo assim, prefiro não duvidar do Petecão. Ele está aí há 30 anos com um mandato atrás do outro.
Gladson e a segurança
O governador Gladson Cameli está dando posse a mais policiais penais na manhã desta segunda-feira, 6, marcando em definitivo seu Governo como um dos que mais investiu no complexo de segurança do Estado.
Credibilidade da coluna
Quando essa coluna publicou em primeira mão que os vereadores do MDB iriam brigar por uma candidatura própria ao Governo, houve pouca reação. Uma semana depois eles (Éber Machado, Fabio Araújo e Neném Almeida) estão defendendo sua tese em todos os canais de comunicação do Acre.
Salário dos vereadores
Conversei sem pressa com um verador da atual legislação e falamos sobre o aumento de salário deles. Do ônus, do desgaste e ele justificou legal, ao afirmar categoricamente que tem ex-vereador pedindo 500 reais emprestado. Quase todos saíram quebrados.