CULTURA & ENTRETENIMENTO
Academia Acreana de Letras comemora 88 anos de fundação com intensa programação cultural
Cerimônia de abertura das atividades alusivas ao aniversário de 88 anos de AAL contou com a presença de acadêmicos, artistas e ativistas culturais
Assessoria
A Academia Acreana de Letras (AAL) realiza hoje, 5 de novembro, a partir das 9 horas da manhã, no Museu dos Povos Acreanos, uma intensa programação alusiva aos 88 anos de sua fundação. Entre as atividades promovidas pela AAL estão homenagens a instituições culturais, moções de aplauso para entidades representativas de classe, esportivas e religiosas que, ao longo de décadas, contribuíram para o fortalecimento da cultura acreana.
Além disso, a programação de aniversário inclui lançamentos de livros, rodas de conversa com escritores, palestras e será encerrada no dia 17 de novembro com a entrega da Ordem do Mérito Cultural José Potyguara para alguns membros da AAL.
Fundada em 17 de novembro de 1937, a Academia Acreana de Letras (AAL) tem seus pilares inspirados na Academia Francesa de Letras, abrigando em seus quadros quarenta membros efetivos — intelectuais que enriquecem a cultura do Acre. É considerada a instituição cultural mais antiga do Estado e tem como papel primordial preservar o idioma pátrio, resguardar e valorizar a literatura local, além de desenvolver projetos que estimulem a prática da leitura e da escrita no âmbito estadual e, sempre que possível, em nível nacional.
Segundo o atual presidente da AAL, o cineasta Adalberto Queiroz, as atividades comemorativas têm início hoje, 5 de novembro, em razão da celebração do Dia Nacional da Língua Portuguesa, da Cultura Brasileira e do nascimento de Ruy Barbosa um dos fundadores da ABL.
A cerimônia de abertura contou com a presença de acadêmicos da AAL, escritores, ativistas culturais e representantes de entidade que abrilhantaram o evento.


