POLÍTICA
Município de Epitaciolândia é referência educacional no Acre pelo 3º ano consecutivo
Epitaciolândia voltou a se destacar no cenário educacional acreano ao alcançar, em 2024, o 2º melhor Índice de Qualidade do Ensino Municipal (Iqem). Pelo terceiro ano consecutivo, o município figura entre os primeiros colocados, após ter alcançado o 1º lugar em 2022 e 2023. O resultado confirma a consolidação de uma gestão comprometida com o fortalecimento da educação pública.
O resultado é consequência do esforço conjunto de professores, coordenadores, gestores escolares e demais profissionais que atuam diariamente. Da sala de aula à administração, cada servidor contribuiu para elevar os indicadores educacionais e fortalecer um ciclo positivo, que beneficia toda a comunidade escolar.
Com esse novo desempenho, o município se reafirma como exemplo de gestão educacional no Acre, especialmente na região do Alto Acre. O prefeito Sérgio Lopes reforçou que o compromisso da administração é continuar investindo, inovando e promovendo melhorias, que assegurem às famílias um futuro mais promissor, por meio da educação pública.
Educação é prioridade
A educação vai além da simples transmissão de conhecimento: busca a emancipação, o senso crítico e a formação de cidadãos capazes de transformar a realidade. Essa é a filosofia que orienta a política educacional de Epitaciolândia, que investe fortemente em infraestrutura, valorização dos profissionais e inovação pedagógica.
“Quando assumimos a secretaria, tínhamos o pior salário do Estado. Mas fomos o primeiro ente a cumprir o piso nacional e, o mais incrível, nossos professores recebem o maior salário entre os municípios acreanos – mais do que o próprio governo estadual”, afirmou a secretária de Educação, Eunice Gondin, destacando a equipe “treinada, motivada e comprometida”.
Os resultados comprovam o avanço: o município ocupa o 2º lugar no Ideb e o 6º na Região Norte, além dos resultados do Iqem. Alunos epitaciolandenses também se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e receberam o Prêmio Gestão Escolar.
“Naquilo que é nossa atribuição institucional, procuramos dar o melhor, garantindo segurança alimentar, inclusão, ensino integral e oportunidades no esporte e na cultura”, enumerou a secretária.

