POLÍCIA
Trio acusado de executar detento é julgado em Rio Branco
Três presidiários acusados de participação na execução de Mailon Oliveira começaram a ser julgados nesta quarta-feira (3), no Fórum Criminal de Rio Branco. O processo tramita na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar.
Quem são os réus
Os denunciados são Josivânio Saraiva da Silva, conhecido como Metal; Edilene de Jesus dos Santos; e Lucas Cauã de Oliveira, o Cyrborg. Eles respondem por homicídio qualificado, com agravantes de motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Também foram acusados de corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo e ligação com organização criminosa.
Como ocorreu o crime
De acordo com as investigações, Josivânio teria sido o mandante da execução. Edilene foi apontada como responsável por conduzir o carro que levou Mailon até o local do homicídio, enquanto Lucas Cauã teria participado diretamente da execução.
Mailon, que cumpria pena em regime semiaberto e era monitorado por tornozeleira eletrônica, foi morto em 18 de agosto de 2023, no Ramal do Pastor, bairro Benfica, região da Vila Acre, no 2º Distrito da capital.
Contexto
A execução do detento ocorreu em meio à guerra entre facções criminosas que disputam território no Acre, cenário que tem alimentado uma série de crimes violentos nos últimos anos.

