GERAL
Onda polar nº 25 chega ao Acre, provoca chuvas intensas e derruba temperaturas, alerta Davi Friale
A última semana da primavera de 2025 no Acre será marcada pela atuação de mais uma onda polar, a de número 25 do ano, que deve ser a última antes do início do verão. O prognóstico é do estudioso do clima Davi Friale, por meio do portal O Tempo Aqui, que aponta mudanças significativas no tempo a partir da noite desta terça-feira (16) para a madrugada de quarta-feira (17).
“A chegada dessa onda polar pode provocar chuvas intensas em vários municípios acreanos, principalmente nos vales dos rios Acre, Xapuri, Iaco e Purus”, destaca Davi Friale. Segundo ele, os maiores volumes de chuva devem ocorrer em curto espaço de tempo, elevando o risco de transtornos em áreas urbanas e ribeirinhas.
De acordo com Friale, a população deve ficar atenta à possibilidade de alagamentos, inundação de ruas, queda de galhos e árvores, deslizamentos de terra e danos a edificações, sobretudo em áreas vulneráveis. “Há risco de transtornos sérios em pontos mais sensíveis das cidades”, reforça. Alertas semelhantes vem sendo divulgados pela Defesa Civil.
Além da instabilidade, a onda polar também provoca queda nas temperaturas, amenizando o calor registrado nos últimos dias. “As mínimas, ao amanhecer de quarta e quinta-feira, devem variar entre 17 e 20 graus nos municípios do vale do rio Acre, especialmente em Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil”, explica Friale.
Em Rio Branco e municípios vizinhos, a quarta-feira será de muitas nuvens e clima ameno. “As temperaturas máximas, durante a tarde, podem ficar abaixo dos 25 graus, o que é incomum para este período de transição para o verão”, observa.
A tendência, segundo o portal O Tempo Aqui, é de melhora gradual do tempo entre quinta-feira e sábado, com baixa probabilidade de novas chuvas, embora o céu ainda possa permanecer parcialmente nublado.
Sobre os rios, Friale esclarece que o nível do rio Acre, em Rio Branco, deve apresentar leve elevação em função das chuvas, mas continuará muito abaixo da cota de alerta ao longo da semana. Já em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, que ultrapassou discretamente a cota de alerta no último sábado, seguirá em vazante nos próximos dias.
“Apesar das chuvas previstas, não há, neste momento, indicativos de cheia significativa nos principais rios do estado”, conclui o estudioso.
A previsão completa, com mapas meteorológicos, alertas de chuva forte e acompanhamento do nível dos rios acreanos, pode ser acessada no portal www.otempoaqui.com.br.



