O governo do Estado sancionou a lei que institui o Programa de Intercâmbio Internacional “Acre no Mundo”. A iniciativa, gerida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), visa proporcionar a estudantes da rede pública estadual a imersão em línguas estrangeiras e culturas internacionais por meio de experiências educacionais fora do Brasil.
O programa disponibilizará anualmente até cem vagas para alunos entre 14 e 17 anos, matriculados no 9º ano do ensino fundamental ou em qualquer série do ensino médio. Para concorrer, o estudante deve ter média igual ou superior a 7,0 em todas as disciplinas e comprovar proficiência em inglês ou espanhol.
A lei garante a participação de pelo menos um aluno por município, desde que haja candidatos aptos. Os selecionados receberão uma bolsa de intercâmbio no valor de US$ 5,5 mil (cerca de R$ 27 mil na cotação atual) para custear passagens, hospedagem e alimentação. O período de imersão terá duração de 30 a 60 dias, com hospedagem em casas de família ou residências estudantis monitoradas.