ACRE
Acre, Pará e Mato Grosso concentraram os maiores números de queimadas no mês de setembro
Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga
Divulgados na semana passada, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) referentes ao mês de setembro, apontam que os estados do Acre, Mato Grosso e Pará concentram, juntos, 65% das queimadas ilegais na Amazônia.
Por meio do Boletim “INPE Queimadas”, foram computados registrados 16.742 focos de calor no nosso bioma. Isolando por estados, foram concentrados os números entre Acre 24%, Pará 23% e Mato Grosso 17%.
Em relação aos municípios que mais apresentaram casos de queimadas ilegais, destaque para Lábrea (AM), Sena Madureira (AC) e Porto Velho (RO) que concentram em conjunto cerca de 23% do número total dos focos de calor.
Vale lembrar que conforme Decreto N° 10.735 publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 28 de junho de 2021, é proibido o uso de fogo no campo e nos biomas do Brasil.
Nos dados apresentados pelo órgão é possível verificar que os pontos de queimadas podem diminuir nos próximos dias devido a chegada da época das chuvas. A estimativa é de que haja, por enquanto, redução de 48% do número de focos. O INPE fez uma comparação entre setembro de 2020 e 2021 e verificou que apesar do cenário atual, houve uma diminuição nos registros de queimadas ilegais.
You must be logged in to post a comment Login