Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acreano faz 980 pontos no Enem e deve cursar medicina na UFAC; ele conta a rotina de estudo para ser vitorioso nós exames

Publicado

em

O acreano Gustavo Pereira, de 19 anos, teve um desempenho de destaque na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao fazer 980 pontos. As notas divulgadas nesta sexta-feira, 16, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Formado no ensino médio em 2023, Gustavo compartilha que, em 2025, foi o seu segundo ano de preparação para o Enem.

“Na minha preparação com redação nos últimos dois anos, tanto no meu terceiro ano quanto no primeiro ano de cursinho, eu tirava 840, até então durante o ano eu tirava notas assim acima de 900 e, nesses dois anos, a minha preparação no Enem foi a mesma e as notas foram relativamente baixas para o tanto que eu me dedicava”, diz.

Em 2025, o jovem começou um cursinho online no qual escrevia duas redações por semana, sempre com temas diferentes para treinar sua escrita, além de contar com as correções semanais para entender onde precisava melhorar.

“Eu aumentei minha prática de redação, antigamente eu fazia só uma e no ano passado eu comecei a fazer duas, toda semana duas redações, dois temas diferentes, dois eixos temáticos diferentes”, afirma.

As práticas de redação, segundo Gustavo, eram alternadas entre as segundas-feiras e quartas ou quintas-feiras. “Geralmente eram 2 horas na segunda e 2 horas na quarta ou quinta-feira”, detalha.

Gustavo conta ainda que procurou aumentar seu repertório de temas realizando buscas na internet sobre filmes, autores ou citações, para ajudar no domínio de variados temas.

“Então, eu pesquisava o eixo temático sobre temas sociais, por exemplo, e escolhia o repertório que poderia ser usado na redação buscando ver qual que melhor me adaptava”, acrescenta.

A prática de fazer pesquisas para aumentar o domínio sobre diferentes temas ajudou bastante Gustavo. “Porque assim eu tinha uma gama de repertórios e me ajudava demais a ter mais segurança”, comenta.

Além disso, o jovem compartilha que o auxílio de duas professoras do cursinho online que fazia, também foi fundamental para melhorar a sua Redação.

“Eu assistia às aulas online em casa e as professoras Valdinéia e Diana, que geralmente eram quem me acompanhava, a gente tinha 20 minutos diários, duas vezes por semana, elas sempre me passavam as dicas e eram muito criteriosas. Eu acho que isso foi essencial, porque literalmente o que tinham de descontar na redação, descontavam. Isso eu acho que fez muito bem para mim, porque a gente, digamos assim, performa lá em cima, você deixa um texto literalmente sem margem de algum erro possível”, declara.

Outro ponto que ajudou Gustavo a desenvolver melhor os seus textos foi a elaboração de uma espécie de esquema para estudar possíveis temas para a redação do Enem.

Elaboração de esquema sobre possíveis temas ajudou jovem a se preparar para a redação do Enem – Foto: cedida

“Por exemplo, eu pesquisava temas, e isso já perto das provas, porque achava mais eficiente, pois ao longo do ano já tinha feito não sei quantas redações. Então, não adiantava ficar fazendo mais e mais redações. Um mês mais ou menos antes da prova, eu pesquisei alguns eixos temáticos e fazia uns esquemas, tipo um mapa mental, do que ia fazer na redação, sem necessariamente escrever uma. Colocava o tema, os repertórios que eu tinha usado na introdução, colocava mais ou menos uma argumentação e, assim, conseguia fazer um esquema desse em 20 ou 25 minutos”, explica.

O jovem acrescenta ainda. “Eu fazia um panorama geral do que escreveria se a redação fosse sobre aquele tema, porque em algum momento da minha vida já tinha escrito isso no início do ano, no meio do ano, em algum momento. Portanto, não precisaria reescrever a redação, mas eu faria esse esquema. Isso me ajudou demais, me deu muito mais segurança”, completou.

O tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. De acordo com Gustavo, cerca de dois meses antes das provas, ele já havia elaborado um esquema sobre o que escreveria, caso o tema fosse sobre pessoas idosas.

“Eu já tinha feito um tema de etarismo recente e já tinha também feito um esquema sobre o que escreveria sobre esse tema de pessoas idosas. Quando peguei a prova, na hora, foi muito mais fácil, as ideias já vinham assim. Mas, mesmo assim, lembro que demorei mais ou menos 2h fazendo a redação. Geralmente, eu demorava cerca de 1h20 para escrever, mas no dia da prova eu demorei um pouquinho mais, cerca de 2h para escrever o meu texto”, destaca.

O jovem tem como objetivo cursar Medicina. Além do Enem, Gustavo também está participando do primeiro vestibular do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Fonte: Pamela Celina – Portal do Acre e

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas