GERAL
Em evento da liga acadêmica de ciências criminais, juíza destaca impactos das redes sociais na violência de gênero

A juíza de Direito Substituta da 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco, Natália Guerreiro, representou o Poder Judiciário do Acre (PJAC) no lançamento da Liga Acadêmica de Ciências Criminais. O evento ocorreu nesta terça-feira, 20, às 19h, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, e reuniu estudantes, professores e profissionais da área jurídica.
Na abertura, a magistrada participou da mesa-redonda “Feminicídio e o Tribunal da Internet: a superação da tese da defesa da honra e sua (não) incidência na sociedade brasileira”. Em sua fala, propôs uma reflexão crítica sobre a violência de gênero, o papel da Justiça e os impactos da opinião pública digital na formação do julgamento social e jurídico dos crimes contra a mulher.
“O Poder Judiciário manifesta interesse em apoiar e contribuir com iniciativas dessa natureza, por reconhecer que a integração entre universidade e instituições do sistema de justiça é fundamental para a formação de profissionais comprometidos com a ética, a técnica e a efetivação dos direitos fundamentais, além de fortalecer a cidadania e a qualidade da prestação jurisdicional”, afirmou a magistrada.Participaram também do lançamento da Liga o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro; a subdefensora-geral de Gestão Administrativa, Simone Santiago; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Thais Moura; e a reitora da Ufac, Guida Aquino.
Liga Acadêmica de Ciências Criminais
A iniciativa busca fortalecer a formação acadêmica, estimular o pensamento crítico e contribuir para o aprofundamento do debate jurídico-criminal no Acre. Durante todo o semestre, o projeto pretende desenvolver aulas temáticas com profissionais convidados, nas quais será analisado de forma prática cada estágio de um processo penal específico, desde a investigação até o julgamento.
O objetivo é promover um espaço dinâmico, participativo e interdisciplinar, voltado ao estudo do Direito Penal, do Direito Processual Penal e da Criminologia, integrando teoria e prática jurídica criminal. O projeto será encerrado com a realização de um júri simulado.












