Connect with us

RAIMUNDO FERREIRA

Expectativa é a possibilidade real de que algo possa acontecer, tema da coluna desta sexta, 30, do professor Raimundo

Publicado

em

EXPECTATIVA

A possibilidade real de que algo possa acontecer provoca em nós a sensação que denominamos expectativa. O grau e a intensidade dessa sensação dependem da importância que o acontecimento ou evento representa para quem espera. Por exemplo, um encontro entre pessoas que se respeitam e se amam certamente desperta uma intensidade emocional muito maior do que a espera por alguém que força um encontro apenas para apresentar um produto à venda.
Na verdade, são inúmeros os exemplos que podem ilustrar a intensidade das expectativas, e, invariavelmente, todas essas situações estão vinculadas aos interesses e significados atribuídos a elas. A ansiedade gerada nas pessoas dependerá, logicamente, da relevância conferida ao momento esperado. Torna-se, por exemplo, muito difícil mensurar a intensidade da expectativa de um jovem que realizou um exame difícil e altamente concorrido — seja para ingressar no ensino superior ou conquistar um emprego — enquanto aguarda seu nome aparecer na lista dos aprovados.
Da mesma forma, é complexo avaliar a ansiedade dos eleitores que aguardam o resultado da apuração dos votos para confirmar se o seu representante foi eleito. Em um passado não muito distante, quando ainda era difícil a realização de exames capazes de identificar antecipadamente o sexo do bebê, os pais vivenciavam uma situação de grande expectativa à espera do nascimento dos filhos.
Sabemos que nem todas as expectativas em nossas vidas são agradáveis. Não se restringem apenas a encontros entre amigos e pessoas amadas ou à espera por boas notícias. Existem também esperas desagradáveis e angustiantes, relacionadas a doenças, perseguições, conflitos familiares, entre outras situações que igualmente fazem parte do cotidiano humano.
No entanto, vamos nos ater às expectativas que, embora exaustivas, podem nos proporcionar fortes emoções e alegrar o coração. É conhecida a história de uma jovem noiva no Nordeste cujo noivo partiu para trabalhar no Amazonas, no extrativismo vegetal, especificamente na produção da borracha natural. Ficou combinado que, após juntar dinheiro, ele retornaria para que se casassem. O tempo passou, o noivo não voltou por motivos desconhecidos, e aquela jovem envelheceu na expectativa. Todos os dias, permanecia por horas à janela, aguardando o retorno daquele que nunca mais chegou. Conforme afirmou o grande poeta português, Fernando Pessoa, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Ou seja, os sacrifícios, dores e desafios que emergem no coração do homem e que são entendidos como verdadeiros e autênticos, deverão ser perseguidos com coragem, grandeza de espírito e intensidade, pois, são expectivas legitimas.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas