POLÍCIA
Matador de organização criminosa condenado a 70 anos e que estava foragido, é recapturado pela Polícia Civil

RIO BRANCO – Em uma operação estratégica realizada no início da tarde desta sexta-feira (29), investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam o perigoso homicida Matlison Malzone Caerto de Freitas. Conhecido no submundo do crime como “Dezenove”, ele era um dos fugitivos mais procurados do Acre, acumulando condenações que ultrapassam os 73 anos de reclusão.
A Captura
A prisão é fruto de um intenso trabalho de inteligência e levantamento de dados conduzido pelos agentes da Polícia Civil. “Dezenove” foi localizado em Rio Branco após meses de monitoramento. Ele estava foragido desde a noite de 19 de julho do ano passado, quando protagonizou uma fuga audaciosa do pavilhão “E” do Complexo Penitenciário de Rio Branco, acompanhado por outros cinco detentos.
Perfil Criminal e Crueldade
A ficha criminal de Matlison é extensa e marcada pela violência. Suas condenações somam mais de sete décadas de prisão, resultado de crimes que chocaram a opinião pública. Entre os casos de maior repercussão está o assassinato brutal do aposentado Valmir Procópio, de 67 anos, ocorrido em 12 de fevereiro de 2021. Na ocasião, além de executar o idoso, o criminoso ainda baleou outras duas pessoas.
Procedimentos
Após a captura, o faccionado foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos de praxe. Com o cumprimento do mandado de prisão, ele retornará ao sistema prisional para dar continuidade ao cumprimento de sua pena em regime fechado, sob vigilância reforçada.













