CULTURA & ENTRETENIMENTO
Grupo Maracatu Pé Rachado volta com ensaios abertos no Horto
Grupo, que é aberto a novos integrantes, realizará ensaios semanais, aos sábados, a partir das 16h, no parque de Rio Branco
Fotos: Narjara Saab/Sol e Lua Fotografia AC
Após um ano sem atividades e de muitas incertezas devido à pandemia de Covid-19, o Grupo Maracatu Nação Pé Rachado está retomando os ensaios no Horto Florestal, em Rio Branco. O grupo, que é aberto a novos integrantes, realizará ensaios semanais, aos sábados, a partir das 16h, no parque da capital.
Conforme explicou a mestra do grupo, Vanessa França, “O Maracatu Pé Rachado volta aos ensaios depois de mais de um ano parado. Convidamos as pessoas que quiserem fazer parte a se juntar a gente aos sábados, no Horto. Quem não tem noção de percussão não tem problema nenhum. Devido ao tempo que ficamos parados, vamos estar retomando os toques e ritmos. Portanto, quem quiser acompanhar e não tem instrumento ou noção de ritmo, quem quiser aprender do começo não terá grandes dificuldades”.
No início do mês, o grupo recebeu o batuqueiro da Nação Porto Rico, Rumenig Dantas, em Rio Branco para uma oficina de quatro dias. A Nação Porto Rico é um dos grupos mais tradicionais de Maracatu no país, com 108 anos de história e resistência em Recife-PE.
A oficina ocorreu por meio do projeto “Maracatu: Aproximando baques”, na Saci Filmes. O encerramento foi com um cortejo de duas horas que passou pelo Horto Florestal e pela Praça do Relógio.
Sobre o projeto, conforme explicou a integrante do Maracatu Pé Rachado, Nathânia Oliveira, “a ideia surgiu pela necessidade de darmos um passo a mais no trabalho que já vinha sendo feito pelo nosso grupo no Acre”. A ação foi financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, a partir do edital 01/2020, da área de patrimônio.
“Com a realização dessa oficina, tivemos a oportunidade de aprimorar nossas técnicas e nosso conhecimento acerca dessa manifestação popular tão rica e cheia de tradição que já se tornou um patrimônio imaterial brasileiro. Então, a gente destaca que o apoio e financiamento da Prefeitura de Rio Branco foi muito importante para fortalecer a promoção da cultura afro-brasileira, bem como, fomentar a cultura popular do Maracatu de baque virado na nossa cidade”, completou a batuqueira.
Com a retomada dos ensaios semanais, o grupo já tem planos para participar do carnaval de 2022.
You must be logged in to post a comment Login