POLÍTICA
Mais equipamentos para fortalecimento da agricultura familiar são entregues pelo governo em Plácido de Castro
Mais uma entrega de equipamentos foi feita pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), dessa vez na Vila Campinas, município de Plácido de Castro. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira, 21, na sede da Cooperativa de Produção e Comercialização de Produtos Agroextrativistas (Cooperaçaí), que recebeu um caminhão com baú refrigerado, uma câmara fria e dois filtros de poço artesiano, com o valor total investido de R$ 446.028,00.
A equipe da Divisão de Gestão Ambiental e Territorial da Semapi está realizando as entregas de equipamentos, com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões para fortalecer a agricultura familiar.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani, falou sobre a importância de valorizar as pessoas na gestão ambiental. “É proporcionando condições de trabalho e renda que conseguiremos chegar ao desenvolvimento econômico sustentável. A partir de um diagnóstico realizado nas comunidades, elegemos os projetos que poderiam desenvolver cadeias produtivas com viabilidade. Estamos aqui para apoiar”, disse.
A deputada federal Vanda Milani participou da solenidade de entrega dos equipamentos e parabenizou o governo pela iniciativa. “A Cooperaçaí está de parabéns pela conquista e o governo pela iniciativa. Com esses equipamentos eles poderão aperfeiçoar a técnica de produção, armazenamento e transporte dos produtos. E será um grande avanço na vida dessas pessoas.”
O presidente da Cooperaçaí, Francisco Ferreira da Silva, agradeceu o apoio do governo e disse que com as melhorias de estrutura da sede será possível aumentar a produtividade de 40 para 200 toneladas por ano. “Nós temos a oportunidade de crescer, de melhorar nosso atendimento e nossa produtividade. Precisávamos demais dessa câmara fria, do carro, dos filtros. Teremos um bom desempenho em breve, com as bênçãos de Deus. Hoje estamos realizando um sonho”, comentou o presidente que é mais conhecido como Chico Louro.
A inciativa faz parte do Programa de Incremento Produtivo Comunitário (IPC), que consiste em um instrumento de inclusão dos pequenos produtores na política de governo, para que eles tenham a oportunidade de aperfeiçoar os processos das cadeias de valor escolhidas, tornando a propriedade produtiva e proporcionando a inserção no mercado de forma eficaz.
Sobre a Cooperaçaí
A cooperativa processa as frutas para a produção de polpa, tendo como seu carro chefe o açaí nativo. Atualmente produz uma média 40 toneladas do vinho de açaí por ano, considerando os períodos de safra e entressafra do fruto.
Na cooperativa também são processadas polpas de patoá, buriti, goiaba, acerola, laranja, cupuaçu, maracujá, abacaxi, cajá, tamarindo, limão, entre outros.
A comercialização da produção é feita diretamente para o consumidor final, com o serviço de entrega agendada em Rio Branco e em Acrelândia, além da comercialização na sede da cooperativa no município de origem, Plácido de Castro.
Os cooperados vem trabalhando na melhoria da produção visando também acessar o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal.
You must be logged in to post a comment Login