ACRE
Após queixas e contratempos, obras de alteamento da BR-364 são concluídas em Rondônia
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução DNIT
Enfim, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou nas suas redes sociais, concluiu hoje (18), obras de alteamento da BR-364, em Rondônia. A região que em 2014 deixou o Acre isolado por conta da alagação, agora estar 100% elevada, isso tira mais uma preocupação das ‘costas’ da população e das autoridades de ambos estados.
Segundo o DNIT, “os serviços em 10,5 quilômetros da rodovia federal, localizados em seis segmentos entre o km 875 e km 890, começaram no início de maio, no início do período de estiagem. O objetivo do alteamento é evitar alagamentos do Rio Madeira, como o ocorrido em 2014 na histórica cheia, que interditou totalmente trechos da estrada e isolou o Estado do Acre”.
Os serviços executados na estrada que liga o Acre são essenciais tendo em vista que parte da BR ficou debaixo d’água num período chuvoso em 2014. Os trabalhos foram realizados por meio de uma parceria do DNIT e da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau.
“A construção consiste em elevar o greide com disposição de camada drenante em rachão (50 cm), o que confere uma camada estrutural ao pavimento de 90 cm semelhante ao das grandes rodovias do país (…) Também, houve o alteamento da ponte da Velha Mutum Paraná com extensão de 220m e foi alteada em 2,10m”, explicou a autarquia.
Durante os trabalhos que tiveram início lá em 2018, houve muita reclamação por parte dos motoristas principalmente na demora do sistema “Pare/Siga”. Em determinados meses, alguns caminhoneiros relataram que para fazer um trajeto entre Porto Velho/ Rio Branco, a viagem demorava em média 10hs. Com a conclusão das obras, o tempo deve ser reduzido em até 7hs.
You must be logged in to post a comment Login