EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Jorge Viana continua entre os mais rejeitados, ainda assim pode voltar à cena beneficiado pela ganância
O ex-prefeito, ex-governador e ex-senador Jorge Viana, do PT, continua sendo um dos políticos mais rejeitados do Acre. As pesquisas dizem isso. No que pese ter feito muita coisa boa, criou uma lista grande de inimigos, porque quando está no poder sua mão vira pedra. O eleitor é assim: exalta e abate, sem dó. A cabeça dura de uma turma da direita, todavia, poderá ressuscitar o defunto político.
Brigando pelo mesmo espaço, a única cadeira no Senado disponível nas eleições desse ano, o grupo parece nem reparar na consequência, que seria dar um mandato a Viana, um conhecido mão de vaca que não gasta um centavo de seu dinheiro em disputas eleitorais, mas que vira um perigo quando está no poder, usando-o bem para fazer suas campanhas, podendo ser uma ameaça para ligeiramente mais na frente.
O governador Gladson Cameli, pisando em ovos, insinuou, fez caras e bocas, gesticulou e produziu mímica para dizer como gostaria que essa questão do Senado fosse resolvida. Sem sucesso. Tem recebido conselho para apoiar a todos. Não reagiu a tais pitacos. Assim sendo, nenhum dos pretendentes ao cargo é Jesus, mas vão acabar ressuscitando nosso Lázaro.
Fusão PSDB/Cidadania
Reunião no final de semana entre PSDB e Cidadania, em Brasília, manda um recado para o Correinha, presidente dos Tucanos no Acre, e para o David Hall, líder da outra sigla e que se lançou candidato a governador: ou primeiro deixa o PSDB ou Hall sai do Cidadania. É que aqui a junção dos dois seria um casamento da raposa.
Apareceu o vice
A respeito do Cidadania, do David Hall, começaram a aparecer pretendentes a candidatos a vice em sua chapa, após ele anunciar pela imprensa que procura um vice com perfil “terrivelmente” técnico. O professor e advogado Erivaldo Castro, um excelente gestor público, se prontificou a formar essa chapa com o David, mesmo sendo filiado ao PDT.
Inédito
Em entrevista ao Itaan Arruda, na TV Gazeta, meu colega jornalista Antônio Klemer fez uma fala inédita em toda sua vida pública. Detonou o governo sem dó. Klemer deve se posicionar politicamente dentro do grupo do advogado Robson Aguiar, pré-candidato a governador pelo PSC.
Atualização apenas
Vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão (PSD), repara uma notícia que a colocou em rota de colisão com a opinião pública, ao assinar dezenas de nomeações na última sexta-feira, 18. “Com o novo projeto administrativo, a gente teve que atualizar a ficha funcional dos servidores, com a mudança de salários. Nada mais”, explicou.
Imprensa equilibrada
Assim como a política, a imprensa não pode estar posicionada nos extremos. Nenhum jornal liberal conservador ou progressista vai se estabelecer.
Caminho certo
Tem um sujeito seguindo uma rota certinha rumo a grandes voos políticos para mais na frente, o deputado estadual Jenilson Leite (PSB). Caso Gladson se reeleja ele passa a ser considerado para a sucessão.
Só agora?
Adversários do governador Gladson Cameli e do presidente Bolsonaro, alguns poucos, estão tão alertas em relação a BR-364, entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul que nem parece quando a estrada chegou a fechar na época do PT no poder. Ou boa ou ruim, não foi fechada, diferente de cinco anos atrás.
Ensaio puro
Com exceção de uma ou duas, quase todas as demais candidaturas ao Governo não passam de balões de ensaios. Muitas vão terminar na Casa Civil.
Importância
Todo prefeito é importante para qualquer candidato a governador, sobretudo quando anda bem avaliado, casos de Zequinha Lima, de Cruzeiro do Sul, Tamir Sá (MDB), de Santa Rosa, Bené Damasceno, de Porto Acre, e Fernanda Hassem, de Brasileia. Todos fechados com Cameli.
Previsão otimista
Perguntei ao Tom Sérgio, irmão do deputado federal Jesus Sérgio e cunhado da prefeita de Tarauacá, Néia Sérgio, todos do PDT, se o Gladson ganha naquela região, um foco forte da esquerda. A resposta dele, na lata: “Ganha e com ampla vantagem. Em Feijó, Tarauacá e Jordão”.
Não adianta ser contra
Encontrei um presidente de bairro da Baixada da Sobral que era PT até o rasto. Perguntei em quem vai votar pra Governo. Dele: não adianta votar contra o Gladson. As pessoas adoram ele aqui.
You must be logged in to post a comment Login