EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | “O Gladson caminha para ganhar a reeleição por WO, dada a situação perdida de seus adversários”, opina um dos dirigentes de partidos mais experientes do Acre
O dirigente partidário Manoel Roque, uma lenda em montagem de chapas no Acre, previu a coluna na tarde desta segunda-feira o cenário político que haveria de amanhecer nesta terça, 15, com a ida dos irmãos Rocha para o MDB. Ele apostou: “Vai sair um bocado de emedebistas pela janela, e rápido”. Dito e feito. O estrago foi feito no ‘glorioso’ e Flaviano Melo, certo de que teria dado um banho de cuida no governador Gladson Cameli, levou o troco em menos de 24h. Devem sair do MDB, além de três prefeitos (Mazinho Serafim, Sena; Tanizio Sá, Manuel Urbano; e Tamir Sá, Santa Rosa), o deputado estadual Roberto Duarte. Todos estão certos de apoiar a reeleição de Cameli. “Com essa loucura toda, Gladson caminha para ser reeleito por WO”, arremata o Roque.
Experiência
Manoel Roque forma chapas e elege deputados e vereadores em todas as eleições, há pelo menos 15 anos. Seu último partido foi o Avante, mas atualmente está ligado ao Senador Márcio Bittar (União Brasil), relação a qual diz não abrir mão. “O Márcio é um político incrível”, elogia. Portanto, as opiniões de Roque precisam ser consideradas.
Ideia de poucos
Notícias de dentro do ‘glorioso’ dão conta de que a ideia de Flaviano Melo em deixar o governo é comungada por poucos. É ele, Vagner Sales e João Correia.
Do contra
Enquanto o prefeito Zequinha Lima (Progressistas), de Cruzeiro do Sul, trabalha pensando alto, tem secretario dele puxando pra trás, sobretudo quando o assunto é investimento em comunicação. O secretário é contra tudo.
É bom lembrar que este secretário não é o de comunicação, Chico Melo, um vanguardista em termos de imprensa.
Filiados, já
Major Rocha, vice-governador, e Mara Rocha, deputada federal, já estão filiados no MDB. O ato aconteceu agora há pouco, sem a presença de prefeitos e do deputado Roberto Duarte.
Dados do Major
Ao se filiar agora há pouco, o Major Rocha disse que sete em cada 10 acreano está vivendo abaixo da linha da pobreza. Lembra o Lula gozando dos próprios eleitores dele, dizendo: “A gente saia pelo mundo dizendo: o Brasil tem 24 milhões de meninos de rua. A gente nem sabia ao certo, mas dizia e todo mundo aplaudia”.
Inverso
O empresário Jarbas Soster, que disputou a prefeitura de Rio Branco pelo Avante, vai fazer o caminho inverso dos prefeitos eleitos: se filia no MDB nos próximos dias. Vai disputar a eleição para deputado federal, numa dobradinha com o irmão “Gringo”, para estadual.
Suplente
Jarbas Soster também poderá figurar como suplente de um candidato ao Senado, que poderá ser uma mulher. O convite já teria sido feito.
Perde o rebolado
Com o MDB junto com Sérgio Petecão (PSD), pelo menos ficou claro agora há pouco durante a filiação dos irmãos Rocha, a situação do vereador Emerson Jarude, perde o rebolado para continuar batendo no prefeito Tião Bocalom. Seria fogo amigo.
You must be logged in to post a comment Login