SAÚDE
Acre estabilizou casos de Síndrome Respiratória Aguda a longo prazo, diz Fiocruz
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Publicados hoje (31) pela Fiocruz, os dados com base no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam sinal positivo para o nosso estado. O Acre apresentou tendência de estabilizar casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas etárias da população adulta nas últimas seis semanas.
A análise indica que sete das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a SE 12: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Roraima e Sergipe. Acre, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí e Tocantins apontam para estabilidade na tendência de longo prazo, enquanto as demais apresentam sinal de queda.
Apesar dos dados colhidos mencionam as últimas seis semanas, a Fiocruz alerta que o estado acreano, assim como do Piauí e de São Paulo, apresentaram sinal de crescimento de casos a curto prazo (3 semanas).
Já entre as capitais, Rio branco aparece na tendência de crescimento da doença em curto prazo. “Doze das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 12: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Recife (PE), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Em outras quatro, observa-se sinal de crescimento somente na tendência de curto prazo: Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC) e Teresina (PI)”, concluí o documento da Fiocruz.
You must be logged in to post a comment Login