INTERIOR
Rádio Difusora de Tarauacá completa 30 anos nesta quarta-feira, 15
Nesta quarta-feira, 15 de junho, a Rádio Difusora de Tarauacá comemora seus 30 anos. O veículo de comunicação compartilha a mesma data de aniversário do Estado do Acre, que completa 60 anos como um ente federativo da União. Inaugurada em 1992, a rádio era a única que transmitia notícias no município e o principal meio de comunicação entre as comunidades rurais e urbanas.
“O rádio é o veículo de comunicação mais importante no interior, e com certeza a rádio difusora contribuiu muito para a divulgação das informações na região de Tarauacá. Quero desejar coisas boas e vida longa à Rádio Difusora de Tarauacá, e todos que contribuem para que ela seja esse sucesso que é hoje”, parabenizou a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa.
Programas como A Voz do Brasil e o Jornal Difusora levavam, por meio das ondas do rádio, informações e notícias locais, nacionais e internacionais.
“Somos o celular e a internet da zona rural. É comum ouvirmos alguém falar: “eu ouvi isso no rádio”. O povo vem de longe para a cidade, porque algo de seu interesse está acontecendo”, conta o atual coordenador da Difusora de Tarauacá, Albanir Morais.
Uma curiosidade que marca essa data tão importante é que 15 de junho é uma homenagem à Rádio 15 de Junho, que na década de 80, que foi o primeiro veículo de comunicação desse tipo no município.
Do Rio Tarauacá até o Rio Muru, do Seringal União até o Seringal Monte Belo, e também nas comunidades e ramais, a rádio integra a população rural e urbana em torno da comunicação pelas ondas do rádio. A Difusora, com uma programação diversificada, sempre teve o objetivo de informar as pessoas por meio do seu noticiário.
O Programa de Mensagens, como é chamado, é um dos principais meios de comunicação dos ouvintes que mandam recados para parentes e amigos no interior.
Morais conta que a Rádio Difusora é o meio de comunicação mais ouvido da cidade.
“Tenho 30 anos de rádio na Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Sou um dos primeiros servidores da rádio, a vi nascer e crescer. Começamos com poucos servidores, ainda no tempo do disco de vinil e fita cassete. A Difusora de Tarauacá está viva, o rádio se reinventou”, afirma.
O presidente da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Lucenildo Lima, o Luc, explica que a rádio de Tarauacá recebeu diversas melhorias durante a atual gestão, desde equipamentos até uma reforma completa na sede.
“Na atual gestão conseguimos substituir o transmissor analógico e valvulado por um um moderno transmissor transistorizado digital e também uma nova mesa de som para o estúdio principal. Isso vai possibilitar uma ampliação no alcance e melhora considerável na qualidade do sinal recebido pelos ouvintes”, explicou.
De acordo com Lima, essa ação permitiu que diversas comunidades rurais e indígenas também pudessem receber o sinal da rádio. Além disso, uma reforma completa na ordem de R$ 450 mil, fruto de recursos próprios, foi realizada na unidade de comunicação, tornando o prédio, que já é um cartão postal da cidade, um ambiente de trabalho melhor aos servidores.
“Agradecemos ao governo pela reforma completa que tivemos no nosso prédio, que agora é referência no município. São 30 anos de alegria, levando informação, comunicação e música ao povo”, concluiu Morais.
You must be logged in to post a comment Login