POLÍTICA
Ex-deputado do PT prevê desfecho ruim para candidaturas majoritárias da esquerda
Evandro Cordeiro
O ex-deputado estadual e federal pelo PT, advogado Fernando Melo, não enxerga um horizonte promissor para as duas principais candidaturas ao Senado da esquerda, as de Jorge Viana (PT) e Jenilson Leite (PSB). Melo, que também foi secretário durante parte das gestões petistas, conjectura que duas candidaturas com tamanhos equivalentes é a repetição da ‘tragédia’ de 2018, quando Jorge e Ney Amorim morreram abraçados.
Fernando Melo escreveu o seguinte:
– Durante a existência da Frente Popular do Acre, tinha-se um princípio, ou uma estratégia política de lançar candidaturas com a perspectiva que se candidato não saísse vitorioso, dizia-se que ele “perderia ganhando”.
A carreira política de Tião Viana foi marcada com essa tática. Quando foi lançado candidato a governador pela primeira vez, não tinha nenhum ou pouca expressão política, a não ser a ser irmão do Prefeito, filho de um político com histórico vitorioso e um curriculum profissional de um médico dedicado e competente. Não foi nem para o segundo turno, porém logo em seguida virou senador e não parou mais de vencer, foi tudo. Angelim foi outra expressão da FPA que também cresceu dentro dessa perspectiva. Quando se afastaram dessa tática, vieram as derrotas. Jorge Viana e Ney Amorim se bicaram e ambos perderam, há quatro anos. Agora, Jorge Viana e Jenilson reeditam o mesmo erro e o resultado virá apenas em outubro próximo. O Acre pode perder.
You must be logged in to post a comment Login