EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Gladson trata campanha do primo “Zico” igualmente as dos demais que disputam para federal
Esses dias em Cruzeiro do Sul, durante a ExpoJuruá, percebi o governador Gladson Cameli distante dos comitês do primo Orleilson Cameli (PDT), o “Zico”, candidato a deputado federal, e do cunhado, Nicolau Júnior (PP), candidato a estadual. Líder nas pesquisas e recebendo adesão de candidatos de outras coligações, que estão vindo com o voto útil, Cameli não quer dar nenhuma mancada com ninguém. O problema é que o comportamento dele causa fofoca nos bastidores, uma delas de que os Cameli não estariam unidos. Engano total. Para acabar com o disse-me-disse, dona Beth Cameli, viúva do governador Orleir, está na rua, pedindo voto para o sobrinho e para o enteado. O próprio “Zico” disse a coluna que a família está unida, mas entende que Gladson é candidato de todos os demais candidatos também.
Reconhecimento
Nas ruas do município de Porto Walter pude comprovar o quanto os moradores estão comprometidos com a candidatura a deputado federal do ex-prefeito Zezinho Barbary (PP). Sobretudo porque foi ele quem iniciou a abertura da estrada que liga o município a Cruzeiro do Sul.
Tem chances
A rigor, Zezinho Barbary não pode ter sua candidatura menosprezada na chapa do PP, onde disputam, além dele, José Adriano, Samir Bestene, Doutor Edson, Socorro Neri e Ghelen Diniz. Na região do Juruá por inteiro se ouve sobre o nome dele.
Entusiasta
O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) não quis aparecer nas reportagens sobre a abertura da estrada para Porto Walter, por medo de sanções da legislação eleitoral. Mas a verdade é que ele tem sido um entusiasta desde sempre. Ele rasga elogios ao governador Gladson Cameli por ter tomado a incitava, 112 anos depois do isolamento.
Nova pesquisa
Amanhã, 9 de setembro, vem mais pesquisa para governador e senador. Pelo que já tenho de informações, não terá muita mudança. Deve manter os patamares da passada.
Fechando o Juruá
Ney Amorim (Podemos) passou uma semana no Juruá catapultando sua candidatura a senador. Só voltou depois de sentar com as principais lideranças do município.
Tocados pelo ódio
Opositores do governador Gladson Cameli torcendo muito por qualquer coisa que possa atingir a candidatura dele. Qualquer operação une a todos pelo zap. Vi agora há pouco em um grupo.
Vão se unir ao PT
Dos opositores do governador Gladson Cameli (PP), só os Rocha devem se abster, caso a eleição seja disputada em segundo turno com Jorge Viana (PT). Todos os demais vão se juntar ao petista.
No primeiro turno
No comitê do governador Gladson Cameli o objetivo é resolver a eleição no primeiro turno. Tem números favoráveis, sobretudo com a chegada do chamado voto útil, aquele cidadão que não quer nem imaginar a volta do PT e que não vai mais aventurar voto em Mara Rocha (MDB), nem Petecão (PSD).
Divisão
A rigor, dentro do MDB há vários MDBs nessa campanha. Um que apoia a candidatura da Mara, mas não apoia a candidatura a senadora da Márcia Bittar (PL), outro que não apoia a da Mara, e outros que apoiam Petecão (PSD).
Sales sumidos
Geralmente, em campanhas, os Sales do Juruá são os que mais aparecem. Nos últimos seis dias estive lá e vi pouca coisa sobre Jéssica (federal) e Antônia Sales (estadual). A campanha do ex-prefeito Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) está com muito mais visibilidade.
Campeão
O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) é, visivelmente, o campeão de visibilidade no Juruá. De Mâncio Lima a Porto Walter o nome dele está em toda parte.