EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Faltando pouco mais de uma semana pra eleição, muitos comitês já começam a jogar a toalha; primeira medida é suspender gastos
Faltando uma semana e um dia para votação, muitos comitês começam a jogar a toalha. Primeira medida: suspender gastos, mesmo com custeios sendo do Fundão Eleitoral. Em uma dessas candidaturas majoritárias o candidato a governador passou a se preocupar com a eleição de um parente, para se esvair tudo. Dentro desta chapa, fácil de ser identificada porque cada um foi para o seu lado, como diria Reginaldo Rossi, até a comunicação parou de se comunicar. Em um outro comitê, a campanha só vai continuar para que o dinheiro do Fundão Eleitoral possa ser gasto. Os cabos eleitorais pagos são bombardeados com mensagens motivacionais de vez em quando, para a campanha não perder o brilho de vez. Enfim, quem consolidou candidatura, vai ter, até no domingo da eleição, mais adesões, quem não conseguiu, vai ver seus times murcharem como a planta no sol escaldante e se preparar para a famigerada balsa, como bem lembrou hoje o guru Luís Carlos Moreira Jorge.
Sem favoritos
Com o dinheiro do fundão fica difícil prevê possíveis deputados federais eleitos. Entre os candidatos que participam do rateio da grana do Fundão, o pessoal da elite, digamos assim, todos são favoritos, mas vai ganhar quem melhor souber gastar o qsj. A rigor, tem uns candidatos que sabem melhor que outros onde m0oram as andorinhas (votos para comprar).
Apareceu
Se o Podemos vai fazer coeficiente para eleger um federal, são outros quinhentos, mas é inegável o crescimento da candidatura do Artur. Apareceu legal agora na reta final.
Não atinge
Melhor prefeita do Acre, Fernanda Hassem (PT), de Brasileia, está sob forte pancadaria de uma vereadora e de um site da região. Ainda assim, deve eleger o irmão, Tadeu, e o marido, Israel Milani, ambos do Republicanos. A pancadaria não mexe com a popularidade dela.
Nada de agressão
O eleitor está mostrando nessa campanha que não quer mais agressões verbais. As pesquisas estão sendo bem claras nesse sentido.
Só esperança
No PT a esperança é Lula ganhar no primeiro turno e Jorge Viana estar no segundo aqui. Particularmente não acredito em nenhuma das possibilidades.
Finalmente
Chagas Batista, depois de décadas de militância no PCdoB, finalmente pode conseguir um mandato de deputado estadual pelo PSB. As notícias vindas de Tarauacá confirmam que a campanha dele vai bem.
Não colou
A pecha de mentiroso, colocada pelo Petecão no Gladson, claramente não colou. Por enquanto quem diz isso são as pesquisas, mas daqui a dois domingos as urnas podem confirmar.
Campeão
Quer chatear o deputado Nicolau Júnior (PP) diga que ele vai ser o mais votado nessa eleição. Pura modesta. No fundo ele sabe que provavelmente será o mais votado da história.
Mesmo atrasado
Sob o comando do delegado Emilson Farias, a campanha do Orleilson Cameli (PDT) ganhou corpo, mesmo iniciando atrasada. Não há um lugar no Acre que não tenha um grupo apoiando o “Zico”, como é mais conhecido o filho do ex-governador Orleir Cameli (in memorian).