CULTURA & ENTRETENIMENTO
Artesã acreana cria bonecas e bonecos com temas amazônicos, indígenas e afros para aguçar a diversidade
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução TV AcreNews
A artesã acreana Quilda Dani tem promovido e defendido a diversidade por meio da produção de bonecos e bonecas de pano. As peças carregam temas africanos, amazônicos, de profissões, de raças e de cores diferenciadas. A ideia é ‘abraçar’ todos os públicos e quebrar barreiras sociais.
“Temos as morenas, as indígenas, as que são produzidas com temas da Amazônia! Estamos atentos para o lance da regionalização e da diversidade. Temos também as negras, que por exemplo, são difíceis de encontrar no mercado. Infelizmente as bonequeiras não costumam fazer peças para esse público. Mas, nós focamos para tentar acabar com o preconceito, com o racismo”, disse Dani, ao AcreNews.
Além das bonecas, a artesã também foca no público masculino como forma de libertação do conceito de que bonecas são apenas para meninas. Com as peças, ela acredita num mundo mais igualitário sem distinção do gênero ou da raça.
“Os bonecos levam diversidades de cores e formas de profissão. Nós queremos mostrar que a diversidade também está presente neste público. Cada peça leva em média um dia para a sua produção (…) Por isso, quem adquire pode dar como presentes, usar como brinquedo ou simplesmente colaborar para um mundo mais diverso”, explica.
Assista a entrevista feita com a artesã durante o “Festival Cult Primavera” realizado no último sábado (08), na Praça da Cohab do Bosque, em Rio Branco.
You must be logged in to post a comment Login