Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

COLUNA DO EVANDRO | Com Jenilson interessado na prefeitura de Rio Branco, PSB não deve aderir a ‘frente ampla’ que Jorge Viana quer para 2024

Publicado

em

O deputado estadual Jenilson Leite, maior figura do PSB no Acre, fortalecido pelo terceiro lugar conquistado na disputa pelo Senado no último dia 2 de outubro, já externou seu desejo de disputar a prefeitura de Rio Branco. Essa tendência deve se manter até as eleições e as razões do PSB são convincentes para uma não adesão a uma frente que o ex-senador Jorge Viana anunciou que vai formar, após a eleição de Lula. O PT maltratou o PSB na pré-campanha desse ano, tanto que no final cada um foi para o seu lado, com Jenilson disputando o Senado escoteiro, sozinho, e o PT com seu candidato a governador e senador. Tentei falar sobre o assunto com o Jenilson, mas, esperto, ele deixou a polêmica para mais adiante. Com razão deve achar que é cedo, além do mais ele não pode andar falando tão grosso aqui pelo Acre porque seu partido está representado na vice-presidência, com Geraldo Alckmim. Inclusive corre risco, se Jenilson estiver decidido a disputar a prefeitura da capital, de ele até trocar de partido, uma vez que JV deverá ter muita influência em Brasília ao ponto de tomar o partido lá por cima. Jenilson é frio. Deverá medir todas as consequências antes de dar os passos que pretende.

Equipe na cabeça

O governador Gladson Cameli (PP) viajou para o Egito, onde participa da COP como o Estado brasileiro mais preservado, com sua futura equipe na cabeça. Quando retornar deve anunciar as mudanças. Vem aí um time mais técnico para a execução de seu plano no qual está contida a construção de grandes obras.

Traidores do PT expulsos

A anunciada expulsão dos prefeitos ‘traíras’ não será da forma como todos imaginavam para depois do segundo turno, de forma sumária. O presidente do partido, Cesário Braga, anuncia o início de uma avaliação ainda para os próximos dias, para a partir daí, pensar no que vai acontecer com os prefeitos Jerry Correia, de Assis Brasil, Fernanda Hassem, de Brasileia, e Isaac Lima, de Mâncio Lima.

É direito

Não sou seguidor de teorias de conspiração, mas não posso questionar o direito das pessoas de protestar contra o resultado da eleição, que, a princípio, foi um processo desigual, com todo o sistema contra o presidente Bolsonaro. Se teve fraude nas urnas ninguém pode afirmar, mas a junção de imprensa e justiça contra o atual governo foi bem clara.

Em Brasília

Pelo menos metade dos secretários de Estado e prefeitos do Acre estão em Brasília. É o momento de raspagem do taxo. Todo mundo preocupado com 2023.

Unidos na Unale

Pelo menos 21 dos 24 deputados estaduais do Acre viajaram para Pernambuco, onde acontece reunião da Unale, a União das Assembleias Legislativas. Quando votarem vem com um voto a menos para a candidatura de Luiz Tchê (PDT) a presidência da casa. Só esperar pra conferir.

Forte dificuldade

Com a antipatia que o povo do Acre criou contra o PT, o MDB, seu parceiro, inclusive aqui, vai ter dificuldade de emplacar candidaturas nos municípios em 2024, mesmo com a vitória de Lula. O cruzeirense, por exemplo, dificilmente vai querer votar em um candidato do MDB sabendo que seu aliado de primeira é o PT.

Bloco de oposição

A deputada federal eleita Antônia Lúcia (Republicanos) tomou um chá da tarde nesta segunda-feira, 7, no Palácio da Alvorada, com a senadora Damares Alves e a primeira-dama Michele Bolsonaro. Pela promessa ai da postagem, elas já se arrumam para fazer oposição a partir do próximo ano.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas