EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | “Sei lá!”, responde presidente do PT do Acre ao ser perguntado quem daqui vai compor o Governo Lula
O presidente do PT do Acre, Cesário Campelo Braga, não sabe quem daqui vai compor o governo Lula no primeiro, segundo e terceiro escalão. É que Marina, provável ministra do Meio Ambiente, e Binho Marques, cotado para assumir alto cargo no ministério da Educação, não fazem mais parte da cota daqui. Portanto, do PT local, só se o convite vier mais na frente, porque até agora o presidente da sigla não conseguiu sequer falar com o presidente eleito, assim como Jorge Viana, cuja expectativa por aqui era a de que seria ministro, não figurou nem em notas de colunistas da grande imprensa. Mesmo assim, se não figurar na composição nacional, onde há muita concorrência, sobretudo porque Lula juntou toda a catrevagem da política brasileira para ganhar a eleição, os petistas acreanos terão os cargos dos órgãos ligados à ministérios, como DNIT, Incra, Delegacia do Trabalho, Agricultura e outras. Os salários são baixos, mas politicamente são importantes. Pelo andar da carruagem, mesmo que quisesse sabotar o governo Gladson Cameli (PP), no que não acredito, pelo menos por enquanto o JV nem força para isso terá. E o tom da resposta do presidente Cesário, o “Sei lá!”, expõe certo desconforto do grupo acreano pelo até agora ‘desprezo’. Cesário precisa lembrar que o Acre deu uma das menores votações a Lula e que seu candidato a governador aqui levou um capote dobrado do principal concorrente.
Não ficam
Os irmãos Rocha (Major e Mara) estão mais calados que tossim de porco em saco plástico, mas em conversa com pessoas ligadas a eles vem a informação segundo a qual eles devem sair fora do MDB com essa reaproximação dos emedebistas com o PT. E outra: dependendo do que acontecer em todo próximo ano, Mara pensaria em disputar a prefeitura da capital.
Sem ‘canga’
Quem é político inteligente não vai tentar colocar ‘canga’ no pescoço do governador Gladson Cameli. Não adianta levar pra ele prato feito, segundo o próprio repetiu dezenas de vezes. Não é porque venceu no primeiro turno, é o jeito dele desde sempre.
Felicitações para 2024
Nesta quarta-feira, 9, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), passou o dia recebendo felicitações pelo seu aniversário. Dentre as mensagens, a do governador, senadores, deputados federais e estaduais. É o time com o qual conta para sua reeleição, em 2024. Parte do povo ele tem, pela grande gestão que vem fazendo.
Sumiram
Os Milani se recolheram depois das eleições. As derrotas da deputada federal Vanda (PROS) para o Senado, e do Isarel (Republicanos) para federal, deu uma abalada na estrutura. O clã deve esperar a virada do ano para discutir o futuro.
Como um trator
Em 2024 tem uma candidatura a vereador prevista para chegar chegando, com objetivo de apagar as derrotas de 2016 e 2020. É da Gabriela Câmara. Ela agora terá como coordenadora de sua campanha ninguém menos que a própria mãe, Antônia Lúcia (Republicanos), agora deputada federal.
Ney é Gladson
Ney Amorim (Podemos) faz uma correção em relação a notinha da coluna passada, quando informei que ele só iria falar sobre seu futuro e sobre o governo Gladson Cameli ao retornar de São Paulo, onde cuida da saúde da filha. Ele corrige: “Sobre o governo Gladson é indiscutível. Estou com ele desde sempre”, distingue.
Sondado
Pelo trabalho que faz no subúrbio de Rio Branco como pastor da igreja Batista Pentecostal, além de sua atuação nos bastidores da política, o empresário Matheus Almeida começa a ser sondado para futuras disputas eleitorais. Discreto no último, ele foge do assunto como um fantasma.
Caminho certo
Alan Rick (UB), senador eleito, está conversando com seu staff para tirar um prumo rumo ao futuro. Se for pelo trilho vai acontecer o que todos estão prevendo nos bastidores, chega a governador do Acre, e não demora muito.
Chances dos suplentes
João Marcos Luz (MDB) e James do Lacen (PDT), que assumem como vereadores em fevereiro, vão ter dois anos para viabilizarem suas candidaturas a reeleição. Pelo menos Marcos Luz estará tendo a segunda oportunidade. Se perder, melhor desistir.