PRINCIPAL
Prefeito declara obrigatoriedade no uso de máscaras nas unidades de saúde da capital
Por Wanglézio Braga
Foi publicado na edição de hoje (07) do Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto N° 1779/2022, assinado pelo prefeito Tião Bocalom (PP) que declara recomendação do uso de máscaras de proteção facial, por todas as pessoas sintomáticas, portadores de comorbidades, vacinadas ou não, que necessitem sair de suas casas.
Além dessa recomendação, Bocalom estabelece o uso obrigatório de máscaras faciais por funcionários, pacientes e visitantes em qualquer estabelecimento de saúde no âmbito do município.
O decreto fala em evitar aglomerações, manter sempre um distanciamento seguro de 1 metro. Já para os ambientes de trabalho, é recomendado o uso de barreiras de acrílico. Os estabelecimentos públicos e privados devem disponibilizar dispositivos com álcool a 70%, para uso individual, em locais de maior circulação como entradas, banheiros e corredores.
“Todos os ambientes de trabalho e comerciais devem ser mantidos constantemente abertos, arejados e ventilados, de preferência de forma natural. Caso o uso de aparelhos de ar condicionado seja necessário, os componentes do sistema de climatização como bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, devem ser mantidos limpos de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a qualidade interna do ar de acordo com o Plano de Monitoramento Operacional e Controle – PMOC da empresa responsável pela manutenção se for o caso”, acrescenta trecho do decreto.
Para decretar tais medidas, Bocalom considerou quatro pontos primordiais: aumento crescente de pessoas com sintomas gripais, o contexto atual sobre as variantes da Covid-19 e influenza, que a situação demanda emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção dos riscos em Rio Branco e a importância da compreensão coletiva acerca das medidas de prevenção para evitar colapso no sistema de saúde local.