CULTURA & ENTRETENIMENTO
Mostra Adalberto Queiroz na TV Rio Branco é destaque nos municípios mais distantes do Acre
O cineasta Adalberto Queiroz acaba de finalizar uma Mostra de Cinema que leva o seu nome. O projeto “Mostra Adalberto Queiroz” está sendo financiado pelo Fundo Municipal de Cultura através da Prefeitura Municipal de Rio Branco cujo órgão gestor é a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e conta com o apoio da Academia Acreana de Letras (AAL). Segundo Adalberto um dos objetivos primordiais do projeto é reconhecer a importância e a força do audiovisual como um veículo capaz de contemplar um público, onde os espetáculos artísticos dificilmente iriam chegar, como as mais remotas populações periféricas da cidade de Rio Branco e outras cidades em seu entorno como ribeirinhos e comunidades da zona rural.
“Esse é um projeto ousado, inovador tendo a visão de que só por meio de um veículo de comunicação, como a televisão, permitiremos o acesso público a algumas das obras de meu vasto acervo construído ao longo de 50 anos, ao lado de incontáveis artistas e instituições, com ênfase à imprensa, que me ajudaram nas tarefas de construir e dar credibilidade a um verdadeiro patrimônio cultural que dignifica o Acre e sua gente, por sua força temática e reveladora de inúmeros talentos da cultura artística”.
A Mostra Adalberto Queiroz iniciou-se dia 19 de outubro e teve o seu encerramento nesta quarta, 7, com a exibição do seu documentário Revolução Acreana, premiado nacionalmente por ocasião do II Festival de Varginha-MG do Cinema Brasileiro. O documentário cujo conteúdo revelador contém muitos detalhes importantes da História do Acre é fruto de uma exaustiva pesquisa científica realizada por seu autor e compartilhada, com muito empenho pelo poeta João Crescêncio de Santana e pelo jornalista Nonato Cruz.