ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tensão: Embaixada organiza retirada imediata de brasileiros retidos por causa de toque de recolher no Peru
Por Wanglézio Braga
Os protestos que pipocam na República do Peru, país que faz fronteira com o Acre, forçou o governo peruano a impor toque de recolher em diversas regiões inclusive nos locais mais visitados por turistas brasileiros: Cusco e Machuppichu. No último final de semana, a Embaixada do Brasil organizou força tarefa para retirar brasileiros desses ambientes e anunciou até voo parceiro com o Governo do México.
O toque de recolher ou ‘toque de queda’ assinado pela presidente Dina Boluarte foi adotado por causa da violência desenfreada que vem tomando o país andino logo após a prisão do ex-presidente Pedro Castilho. Além do toque de recolher, o governo também decretou estado de emergência nacional de 30 dias. Com isso, os direitos constitucionais relativos à inviolabilidade do lar, liberdade de trânsito pelo território nacional, liberdade de reunião e liberdade e segurança pessoal ficam suspensos.
Os manifestantes pedem a soltura de Pedro Castilho, a renúncia de Dina Boluarte e o fechamento do Congresso Nacional. O país já contabilizou mais de 20 mortos em confrontos de manifestantes com as forças de segurança. Diversas estradas estão fechadas. Alguns aeroportos foram fechados, porém, reabertos em seguida.
Em comunicado, a embaixada “orienta-se que os cidadãos brasileiros mantenham-se calmos e em segurança e cumpram as determinações das autoridades locais, de modo a evitar que estejam sujeitos à aplicação de medidas penais e administrativas por eventual descumprimento. A Embaixada esclarece que tem realizado gestões em alto nível junto às autoridades peruanas com vistas a viabilizar o retorno imediato dos brasileiros que se encontram impossibilitados de deixar o país”.
“A Embaixada reitera orientação de que os brasileiros afetados permaneçam abrigados em local seguro, evitem locais onde porventura ocorram aglomerações ou manifestações, acompanhem as orientações das autoridades locais e se comuniquem diretamente com as companhias aéreas para reprogramação de voos”, diz nota que acrescenta: “Orientamos que os turistas brasileiros, sobretudos aqueles que necessitem de atenção médica urgente ou se encontrem em situação de vulnerabilidade, solicitem aos seus respectivos hotéis apoio imediato”.
Neste domingo (19), a Embaixada do Brasil em Lima informou aos turistas que se encontram em Cusco que a Embaixada do México no Peru está organizando voo Cusco-Lima para essa segunda-feira (19). O voo fretado terá custo aproximado de USD 125 (Cerca de 665 reais) por pessoa.
“Tendo em vista a possibilidade de assentos disponíveis para passageiros de outras nacionalidades, sugere-se aos brasileiros interessados neste voo que preencham formulário disponibilizado pela Embaixada mexicana. A Embaixada do Brasil exorta aos interessados a apenas se inscreverem se tiverem certeza de que desejam valer-se da alternativa”, concluiu.