PRINCIPAL
Com mais um anúncio de Lula, Marina Silva segue de fora da composição dos novos ministros
Por Wanglézio Braga
O presidente eleito Lula da Silva (PT) anunciou mais nomes para os ministérios do seu novo governo que inicia em 1° de janeiro de 2023. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada hoje (22) em São Paulo. Na ocasião, o eleito recebeu um relatório completo da situação de alguns ministérios. Os documentos foram redigidos pelos representantes das equipes de transição de governo.
Em sua fala, Lula fez um agradecimento especial para os deputados e senadores que aprovaram a PEC da Transição. Lula fez agradecimento nominal. Ele disse que a PEC não era da sua autoria, mas seria para cobrir os valores que foram deixados pelo atual governo de Jair Bolsonaro que deixa o comando no último dia do mês.
Lula disse também que essa transição de governo é histórica pois é mais completa e barata onde o governo que nem mesmo começou já realiza grandes transformações com parcerias. “Neste documento de hoje não é para fazer show pirotécnico. Nós recebemos esse governo numa penúria onde o básico não foi feito corretamente. É importante que os novos ministros trabalhem em cima disso e façamos melhorias necessárias (…) O governo tem que ser cobrado, não precisa de tapinha nas costas. Nós esperamos de vocês [população] que possam cobrar da gente disse.
Diretamente aos ministros, o presidente eleito disse que não tem vergonha de dizer que terá “ministros políticos”. Em determinados momentos, ele disse ainda que o seu governo tem a responsabilidade de derrotar o “bolsonarismo” assim como derrotou Bolsonaro nas urnas.
“Peço que vocês façam a composição das equipes de vocês pensando nas pessoas (…) Nós derrotamos o Bolsonaro, mais o bolsonarismo está aí nas ruas e precisamos provar que o nosso governo vai melhorar esse país (…) precisamos fazer e dedicar muito. Quem está precisando de vocês não é o Lula é o povo brasileiro”, discursou.
Dos novos nomes anunciados, Lula não citou em Marina Silva (REDE) que foi eleita deputada federal em São Paulo e que estava cotada para ser ministra. Lula disse que na próxima semana fará novos anúncios. A expectativa é grande para que a acreana seja ministra do Meio Ambiente.
Veja a lista dos nomes já divulgados e dos informados hoje
Fernando Haddad – Ministro da Fazenda;
Flávio Dino – Ministro da Justiça;
Rui Costa – Ministro da Casa Civil;
José Múcio Monteiro – Ministro da Defesa;
Mauro Vieira – Ministro das Relações Exteriores;
Margareth Menezes – Ministro da Cultura;
Geraldo Alckmim – Ministro da Indústria e Comércio;
Alexandre Padilha – Ministro da Relações Institucionais;
Márcio Macedo – Secretário-Geral da República;
Jorge Messias – Advocacia-geral da União;
Nísia Trindade – Ministra da Saúde;
Camilo Santana – Ministro da Educação;
Esther Dweck – Ministra de Gestão;
Welington Dias – Ministro do Desenvolvimento social;
Anielle Franco – Ministra da Igualdade Racial;
Márcio França – Ministro de Portos e Aeroportos;
Luciana Santos –Ministra da Ciência e Tecnologia;
Aparecida Gonçalves – Ministra da Mulher;
Luiz Marinho – Ministro do Trabalho;
Ministério da Igualdade Racial;
Silvio Almeida: Ministro da Igualdade Racial;
Vinícius Carvalho: Controladoria-geral da União;