ACRE
MPAC prestigia inauguração do plano piloto do projeto “Rio Branco Mais Segura”
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou na manhã desta quinta-feira, 22, da inauguração do plano piloto do projeto “Rio Branco Mais Segura”, que consiste na implantação de um sistema inteligente de vídeomonitoramento para Rio Branco.
O projeto é realizado pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Prefeitura investirá mais de R$ 3,8 milhões na aquisição de um parque tecnológico voltado a monitorar de forma remota, as principais áreas da cidade, como praças, ruas, parques e terminais de ônibus.
O objetivo é evitar furtos, depredação do patrimônio público, assaltos e melhorar a segurança pública na capital acreana.
A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, representando o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, prestigiou a inauguração e lembrou que segurança pública foi uma das áreas apontadas como prioritária pela população durante a pesquisa de opinião realizada pelo MPAC objetivando a sua atuação.
“A implantação desse projeto pela prefeitura é um presente de Natal e de aniversário para Rio Branco. No Ministério Público, nós fizemos uma pesquisa a fim de saber quais áreas deveríamos atuar prioritariamente, e a segurança pública foi a campeã, juntamente com o combate à corrupção”, destacou.
O ato contou, ainda, com a presença do promotor de Justiça, Rodrigo Curti, Titular da Promotoria Especializada de Segurança Pública, do Secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar Rocha, do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Getúlio Mário Azevedo, e do presidente da Câmara de vereadores, N Lima, entre outras autoridades e integrantes da administração pública municipal.
Após a assinatura do convênio, as autoridades presentes se deslocaram até a Sejusp para o conhecer o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).