PRINCIPAL
Dois nomes conhecidos estão na disputa pela presidência do DNIT-AC: Marcus Alexandre e Thiago Caetano
Por Wanglézio Braga
É grande a movimentação nos corredores do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte no Acre (DNIT-AC) para a escolha do novo superintendente no estado. No páreo, dois nomes bastante conhecidos dos acreanos: Marcus Alexandre e Thiago Caetano. Porém, a escolha deve ser anunciada, em breve, pelo ministro do Governo Lula, Renan Filho.
O engenheiro Marcus Alexandre, o ex-prefeito, seria o principal nome, mas recentemente ele pediu desfiliação do PT e foi emprestado da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SEINFRA) para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Alexandre vem sendo cobiçado por alguns partidos, inclusive por uma agremiação que tem como presidente um senador da república.
O também engenheiro civil Thiago Caetano é outro que teve o nome ventilado para assumir a presidência do DNIT-AC. Caetano é servidor de carreira do órgão. No primeiro governo Gladson Cameli foi secretário da SEINFRA e da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Com um perfil desgastado foi exonerado em março de 2020.
Recentemente o novo governo federal destinou suplementação orçamentária na ordem de R$ 59,4 milhões para manutenção dos pontos mais críticos da BR-317 e BR-364. A medida considerada emergencial é para evitar mais transtornos e possível fechamento das estradas que cortam o Acre. A boa nova do montante trouxe esperança para a população que vive no Alto Acre, Vale do Yaco e principalmente do Juruá que vem sofrendo à míngua já há algum tempo.