ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bolívia também em crise: Protestos pelo país ameaça desabastecimento de alimentos
Governador de Santa Cruz, Luis Camacho, foi preso em 28 de dezembro
Por Wanglézio Braga
Além da República do Peru, o Estado Plurinacional da Bolívia, que também faz fronteira com o Acre, registra mais um dia de violentos protestos. A quizila aconteceu depois da prisão do governador de Santa Cruz de La Sierra, Luis Camacho, um dos principais opositores ao presidente Luis Arce.
Camacho foi preso no dia 28 de dezembro pelas forças policiais especiais, levado de helicóptero para uma prisão de segurança máxima em El Alto, em La Paz. A acusação da vez é de envolvimento dele com o golpe de 2019 que forçou a renúncia do ex-presidente Evo Morales. O Ministério Público informou que Camacho é acusado de “terrorismo”. Mesma acusação contra a ex-presidente Jeanine Añez, que cumpre prisão preventiva há quase dois anos.
Enquanto isso, os protestos chegam ao sexto dia e já vem trazendo prejuízos para o país. Diversas estradas que interligam à Santa Cruz estão bloqueadas em protestos. Manifestantes agrícolas pedem a soltura imediata do governador. Por conta disso, o sistema doméstico de grãos e alimentos está ameaçado e pode ocasionar desabastecimento na região. Vale lembrar que Santa Cruz é o principal departamento econômico do país.
Ontem, milhares de pessoas foram às ruas e protagonizaram confrontos com fogos de artifício armados e carros incendiados.