ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Treta entre vizinhos: Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, é proibido de entrar no Peru
Por Wanglézio Braga
O governo peruano proibiu o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, de ingressar no país até que cessem os protestos e a crise institucional iniciada desde o ano passado com a prisão do ex-presidente peruano, Pedro Castilho. A notícia da proibição foi feita pelo Ministério do Interior, nesta segunda-feira (09). Outros nomes também foram apresentados.
A medida é para evitar intervenção de Morales nos assuntos do Peru. “Foi decretado o registro de impedimento de entrada no país, através de todos os postos de controle migratório, de nove cidadãos de nacionalidade boliviana, entre os quais se inclui o senhor Juan Evo Morales Ayma (…) Nos últimos meses foram identificados cidadãos estrangeiros de nacionalidade boliviana que ingressaram no país para realizar atividades de caráter político proselitista, o que constitui uma clara pretensão em nossa legislação migratória, na segurança nacional e na ordem interna do Peru”, diz o comunicado.
Morales tem proferido, nos últimos dias, declarações inflamadas sobre o atual governo de Dina Boluarte e incentivando as manifestações pelo Peru. Somente em um dos pontos de manifesto, 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no confronto entre civis e militares.