PRINCIPAL
Petrônio, do DERACRE, sobre ação do MPF-AC que impede a estrada de Santa Rosa: “Ainda vamos entrar com pedido de licença”
Por Evandro Cordeiro
O diretor-presidente do DERACRE, engenheiro civil Petrônio Antunes, disse que ficou surpreso com a reação do Ministério Público Federal (MPF-AC) de pedir na Justiça o cancelamento da obra de abertura da estrada que tirará do isolamento o município de Santa Rosa do Purus. Segundo ele, não tem obra, ainda, não tem máquina sendo mobilizada.
“Estamos produzindo o material ainda para poder dar entrada no IBAMA. Vamos aprontar a documentação e pedir orientação ao órgão”, diz Petrônio ao AcreNews.
O processo de abertura de uma estrada para tirar Santa Rosa do Purus do isolamento é longo e inicia com um trabalho de geógrafos do DERACRE, depois com a confecção da papelada para fazer o primeiro pedido de licença no IBAMA. Como aconteceu em Porto Walter. No caso de Santa Rosa, o Ministério Público já se antecipou. O diretor do DERACRE tranquiliza as autoridades garantindo que nenhum passo será dado sem que a legislação seja obedecida.
Como Santa Rosa do Purus no Acre existem outros dois municípios isolados, Marechal Thaumaturgo, na região do Juruá, e Jordão, no Envira e Tarauacá. Um terceiro, Porto Walter, foi ligado a Cruzeiro do Sul pelo Governo Gladson Cameli (PP), por meio do DERACRE. O sonho, segundo o governador é tirar todos do isolamento, sempre cumprindo a legislação ambiental.