ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Fiocruz manifesta preocupação com crescimento de SRAG de longo prazo no Acre
Por Wanglézio Braga
A Fiocruz divulgou nesta quinta-feira (26) o novo Boletim InfoGripe que revela a a interrupção de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no país. O período analisado foi de 15 a 21 de janeiro com base nos dados inseridos até 23 de janeiro.
Segundo a autarquia, das “27 unidades federativas, apenas Acre, Maranhão e Mato Grosso apresentam crescimento de SRAG na tendência de longo prazo até a SE 3. No Acre, o aumento aparenta maior concentração entre as crianças, embora os valores ainda sejam relativamente baixos. Na população adulta, o cenário é compatível com cenário de oscilação”.
Entre as capitais, cinco das 27 apresentam crescimento na tendência de longo prazo até o mesmo período: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC) e Vitória (ES).
“Em Rio Branco, o crescimento se concentra principalmente entre crianças pequenas. Em Campo Grande, é observado principalmente na população a partir de 60 anos. Nas demais capitais, os dados por faixa etária sugerem que o crescimento se trata de oscilação em torno de patamar baixo”, concluiu o documento.