ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Previsão do Friale: “Não há tendência de enchentes, neste mês, em Rio Branco”,
Por Wanglézio Braga
O pesquisador Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui, fez previsão animadora para o mês de fevereiro. Mesmo tendo a fama de ser um mês que registra enchentes causadas pelo aumento das chuvas, neste ano não há tendência para inundações pelo Rio Acre, em Rio Branco.
“Na capital do estado e municípios próximos, as chuvas são frequentes e, praticamente, diárias, do tipo convectiva e pontual, como consequência da elevada umidade do ar, originária do oceano Atlântico, e o aquecimento proporcionado pela posição do Sol, cujos raios, neste mês, incidem com menos inclinação. É o mês com o maior número de dias com chuva no leste e no sul do Acre, porém, raramente chove mais de 6 horas consecutivas”.
Segundo o pesquisador, em Rio Branco, “o maior volume de chuvas registrado em 24 horas, até o momento, neste mês, foi 159,2mm, no ano de 2018, no dia 14. Em Cruzeiro do Sul, a chuva mais intensa, em fevereiro, foi no ano de 1971, no dia 17, com acumulado de 104,0mm em 24 horas”.
“Analisando as condições atmosféricas e oceânicas atuais, em 30 de janeiro, podemos projetar, para fevereiro de 2023, chuvas dentro da normalidade climatológica, podendo chover até 20% acima ou até 20% abaixo da média do mês. Assim, por esta análise, não vislumbramos cheias de proporções alarmantes em fevereiro no Acre. É alta a probabilidade de o nível do rio Acre, em Rio Branco, sequer atingir a cota de alerta neste mês.
O pesquisador acredita que as temperaturas deverão, também, oscilar dentro da média mensal, podendo haver incursão de ar polar, que, durante alguns poucos dias, diminuirá um pouco a temperatura no leste e no sul do estado. “No entanto, devido às chuvas quase diárias, de um modo geral, as temperaturas estarão amenas neste mês”, concluiu.