ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Janes Peteca escreve artigo: Vontade política e engajamento de servidores na ressocialização de presos
Os reeducandos da UP 4, também chamada de Papudinha, podem servir de exemplo de ressocialização de apenados no Brasil. Cerca de 95% dos que passam por aqui jamais voltam, nunca reincidirão no crime, pois seguem o modelo ideal de privação de liberdade. E não se trata de privilégio, mas de cumprimento da Lei de Execuções Penais onde para cada dia trabalhado o detento ganha três de liberdade.
É simples, basta ter vontade política e envolvimento de todos os profissionais do sistema penitenciário, como vem ocorrendo na atual gestão do Iapen. São inúmeros reeducandos que passam o dia trabalhando em atividades de horticultura, marcenaria , roçagem, manutenção de veículos,manutenção de prédios ou apicultura. Se antes não possuíam habilidades, ao retornarem para a sociedade terão uma alternativa de trabalho e renda.
Tão importante como a determinação do Governo do Estado é o engajamento dos profissionais do sistema, policiais penais, agentes administrativos, psicólogos e técnicos agrícolas . Afinal esta é a missão para a qual foram contratados em concurso público, para atuar na supervisão e recuperação de pessoas privadas de liberdade. Não para ser um mero carcereiro.
*José Janes é policial penal e produtor de conteúdo digital