SAÚDE
Ações de combate à obesidade na Unidade de Saúde da Família do Recanto dos Buritis
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início às ações integradas de combate à obesidade, doenças renais, saúde e nutrição, que acontecerão durante todo o mês de março nas Unidades de Saúde da Família (USF). A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (06) na USF Recanto dos Buritis, por ser uma das unidades que já desenvolve um trabalho específico sobre o tema.
De acordo com a técnica em Sobrepeso e Obesidade da Semsa, Maria das Graças, cerca de 70 pessoas passaram pela unidade durante a atividade.
“Essa é uma ação integrada com o estado e a Fundação Hospitalar. Nós tivemos a Clínica dos Rins trazendo palestras e tivemos um bom público, como também a Sesacre está trabalhando com os nutricionistas e também solicitando os exames específicos para as pessoas prevenirem a questão renal.”
Segundo o coordenador da unidade de saúde, Said Augusto Nascimento, após a triagem foram realizados atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, índice de massa corporal, atendimento nutricional e, dependendo do grau, o encaminhamento ao médico.
“Nós aqui tivemos 3 ações em uma só, que é o Dia da Obesidade, Dia de Doenças Renais e também sobre a questão da pressão e o diabetes. Nós temos um grupo com 35 pacientes. Desde o ano passado a gente vem trabalhando esse grupo. Já tivemos pessoas que perderam peso e com isso eles melhoraram de saúde.”
A agente de saúde, Angelina Leite, mora no bairro há mais de 15 anos. Ela aproveitou a ação para verificar seu estado de saúde.
“É importante que as pessoas continuem se cuidando, vendo a glicemia, pressão, se está tudo normal. As pessoas devem se cuidar todos os dias. Aproveitei hoje também para participar da ação, graças a Deus foi tudo muito bom.”
Valéria Albuquerque, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre informou que as pessoas devem evitar ao máximo alimentos ultraprocessados.
“São alimentos ricos em calorias e em sódio. Por isso devemos evitar esses alimentos, tanto para quem está entrando no quadro de obesidade, quanto para quem já está obesa. A gente precisa priorizar sempre os alimentos in natura, ou minimamente processados, como base da nossa alimentação.”
[Assessoria]