POLÍTICA
Do Acre, seis deputados assinaram a “CPI das Lojas Americanas”
Por Wanglézio Braga
Na semana passada, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em Brasília, recebeu um requerimento que cria a “CPI das Americanas”. O dispositivo é do deputado e líder do PP na Casa, André Fufuca (PP-MA) e reuniu 205 assinaturas, no total. De acordo com o regimento, para abrir uma CPI na Casa de Leis é preciso 171 assinaturas, no entanto, o número foi bem maior.
O documento foi encaminhado ao presidente Arthur Lira (PP-AL) que decidirá quando a comissão parlamentar vai ser instalada.No pedido de instalação, o deputado do Maranhão justifica que a comissão terá a “finalidade de investigar as inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectadas em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores”.
“O episódio da Americanas afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços”, diz trecho do requerimento.
Do Acre, os deputados Gerlen Diniz (PP), Socorro Neri (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Zezinho Barbary (PP), Antônia Lúcia (Republicano) e Coronel Ulysses (UB) assinaram o dispositivo.