POLÍTICA
STJ julga amanhã ADI que pode dar mandatos à Minoru Kinpara e Jéssica Sales
Da redação do AcreNews
Está na pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), 7263 de autoria dos partidos Podemos e PSB, que alegam erro na forma de cálculo adotada pela Justiça Eleitoral e sustentam que isso pode levar a distorções do sistema proporcional, como, por exemplo, um partido ficar com todas as vagas da Câmara, caso seja o único a alcançar o quociente eleitoral.
Ao apresentarem números totais sobre a votação para deputado federal nas eleições deste ano, apontam que apenas 28 dos 513 deputados se elegeram com seus próprios votos ou atingiram o quociente eleitoral. Os 485 restantes se beneficiaram dos votos dos puxadores de seus partidos ou de suas federações.
Caso, o Supremo julgue procedente a alegação da ADI movida pelos duas siglas a decisão deve gerar um impacto em todas as bancadas do país, inclusive no Acre.
Aqui, os deputados federais Gerlen Diniz (PP) e Eduardo Velloso (UB), deve dar lugar para a posse da cadeira na Câmara Federal ao tucano Minoru Kinpara e a emedebista Jéssica Sales.